SAFER – SociAl competences and FundamEntal Rights for preventing bullying Medida (2020-2023)

Coordenador

Fondazione Hallgarten Franchetti Centro Studi Villa Montesca (FCSVM), Itália

Parceiros

  • Giunti Psychometrics Srl, Itália
  • Cyprus Pedagogical Institute-The Cyprus Observatory on School Violence (C.O.S.V.), Chipre
  • Center for Intercultural Dialogue (CID), Macedónia
  • Association Roditeli, Bulgária
  • European Anti-Bullying Network, Bélgica
  • Regional Directorate of Primary and Secondary Education of Crete, Grécia

 

Equipa de Investigadores:

Luís Sérgio Vieira (IP)

Joana Vieira dos Santos

Alexandra Gomes

Helena Quintas

O objetivo do projeto SAFER é desenvolver e implementar um método inovador de prevenção da violência escolar e do bullying, visando a promoção da educação inclusiva. Baseia-se na valorização da aquisição de competências sociais e cívicas e no conhecimento, promoção e apropriação de valores positivos comuns e direitos fundamentais, não apenas ao nível dos alunos e escolas, mas também ao nível da comunidade.

O desenvolvimento do projeto estará alicerçado na aplicação da abordagem Whole School Approach (WSA), como estratégia de prevenção primária, através do envolvimento dos alunos, professores, funcionários da escola e pais. Assim como, considerará uma estratégia de prevenção secundária, onde se realçará o papel estratégico do conhecimento e participação da comunidade escolar, passando-se de uma WSA para uma abordagem Whole School & Communitty Approach (WSCA), onde a comunidade é entendida como comunidade educacional

Financiamento por UE

Duração: 3 anos, de 01/12/2020 a 30/11/2023

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