Call for papers

Proposta de Número temático na Revista Psique

Data limite de submissões: 31 de Agosto de 2021

Variáveis transdiagnósticas: Sensações internas e perfecionismo

O perfecionismo é um traço de personalidade multidimensional que envolve a procura pela perfeição, o estabelecimento de padrões de desempenho excessivamente elevados e uma autoavaliação crítica perante a perceção de falha. O aumento da investigação acerca do perfecionismo permitiu um conhecimento mais aprofundado deste conceito e um conhecimento sobre a influência deste traço de personalidade em diferentes quadros clínicos. 

Apesar de não ser considerado um processo, o perfecionismo incorpora um conjunto de características cognitivas e comportamentais que assumem o papel de fator de vulnerabilidade comum a várias perturbações psicológicas (e.g., depressão, ansiedade, obsessão e compulsão e perturbações da alimentação e da ingestão), sugerindo a sua natureza transdiagnóstica. Níveis elevados de perfecionismo parecem estar relacionados à etiologia, manutenção e predição de resultado no tratamento de alguns sintomas clínicos e subclínicos.

No início do presente século, surgiu o interesse pela investigação de novas variáveis fortemente associadas ao perfecionismo: as sensações subjetivas internas de incompletude e as sensações de que algo não está completamente correto (Not Just Right Experiencies, NJRE). A sensação de incompletude é uma caraterística disposicional estável (traço) e as NJREs a componente estado desta variável traço. As sensações internas impulsionam o individuo à realização de comportamentos até alcançar um sentimento interno e subjetivo de completude que lhes permita poder parar de realizar o comportamento (stop criteria). Por exemplo, uma pessoa que sente que as mãos não estão atualmente tão limpas como deveriam estar (not just right), sentese “compelida” a lavá-las até alcançar o critério interno limpeza, ou seja até subjetivamente sentir que já estão como deveriam estar. Embora o estudo destas variáveis tenha surgido no âmbito da compreensão dos mecanismos motivacionais das compulsões na Perturbação Obsessivo-compulsiva, são, hoje em dia, consideradas mecanismos etiopatogênicos comuns a várias perturbações psicopatológicas.

Este número temático pretende reunir investigações que integram o estudo do perfecionismo e das sensações internas de incompletude e NJRE, a importância do perfecionismo parental na compreensão do perfecionismo dos filhos; a pertinência da avaliação da componente cognitiva do perfecionismo no estudo do desempenho de tarefas como a revisão de textos.

Antónia Ros
Cláudia Carmo

As diretrizes de publicação de artigos devem ser cuidadosamente seguidas (ver diretrizes no website da Psique: https://cip.autonoma.pt/orgaos/instrucoes-aos-autores/).

Os manuscritos poderão ser submetidos em português, inglês e espanhol.

Envio por correio eletrónico para psique@autonoma.pt 

 

Dezembro 2020: COVID-19 e Ajustamento Escolar

Data limite de submissões: 30 de Abril de 2021

A revista PSIQUE convida à elaboração de artigos científicos quantitativos e qualitativos relacionados com a COVID-19 e o ajustamento escolar (com foco em crianças e adultos, em vários níveis de ensino). Esta Call dirige-se a estudos que discutam os seguintes temas:

– Redução de horas dos horários escolares e impacto nos processos de aprendizagem
– Alfabetização de crianças pequenas
– Plataformas de e-learning e efeitos nos processos de aprendizagem/ensino
– Relações familiares (trabalho e escolaridade em casa, ao mesmo tempo)
– Impacto no sono para os estudantes
– Distanciamento social e ensino
– Ansiedade dos estudantes
– Interface trabalho-família

Tipo de artigos aceites:
Trabalhos de investigação
Artigos de Revisão
Comentários
Estudos de casos

As diretrizes de publicação de artigos devem ser cuidadosamente seguidas (ver diretrizes no website da Psique: https://cip.autonoma.pt/orgaos/instrucoes-aos-autores/).

Os manuscritos poderão ser submetidos em português, inglês e espanhol.

Envio por correio eletrónico para psique@autonoma.pt 

English English Português Português