Este projeto preparou um conjunto de instrumentos de avaliação e de intervenção, com cerca de 15 tarefas de avaliação cognitiva e linguística, visando os alunos imigrantes de Portugal. Ferramentas de avaliação estão a ser aferidas para a população imigrante escolar portuguesa e serão, após validação, dispostas num repositório eletrónico de instrumentos ao serviço do sistema educativo nacional. As práticas escolares deficitárias e o cenário lacunar de investigação na área dos processos e do processamento cognitivo em Língua Segunda é a base desta investigação, bem como a presença cada vez mais de grupos migrantes e de grupos com estatuto de refugiafos. Este projeto de investigação tem a atual organização: (1) aplicação dos testes para validação em população migrante (incluindo população refugiada); (2) análise dos dados e constituição de perfis cognitivos e linguísticos dos grupos de minorias linguísticas; (3) análise das representações dos professores face à população imigrantre estudantil; (4) preparação de uma app para população imigrante e estrangeira: aprendizagem assistida em Português Europeu; (5) construção do repositório de instrumentos em plataforma web (6).
REPOSITÓRIO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PARA APRENDENTES DE LÍNGUA SEGUNDA EM CONTEXTO EDUCATIVO
Investigadores Integrados: Sandra Figueiredo (IR))
Investigadores Colaboradores: Margarida Alves Martins (ISPA/I&D – CIE), Carlos Fernandes (Universidade de Aveiro (UA)/I&D – CINTESIS)