Mindfulness, em contexto escolar com crianças e adolescentes (2019-2030)

Investigador Integral: Ana Gomes (IR)

Este projeto procura desenvolver uma investigação alargada com o objetivo de verificar se a aplicação de técnicas de mindfulness em contexto escolar numa população de crianças e adolescentes poderá influenciar positivamente competências várias nos mesmos, em termos de comportamento e rendimento académico em sala de aula mas também na, atenção sustentada, concentração, ansiedade, empenho académico, competências emocionais e autorregulação (Johnson, Diamond & Goolkasian, 2010).

A aplicação de técnicas mindfulness desenvolvidas para o efeito está alicerçada no modelo de Mindfulness-based cognitive therapy for children (MBCT-C). Crianças e jovens sujeitos a técnicas do modelo MBCT-C apresentam redução de problemas de atenção de comportamento e sintomas de ansiedade (Semple, Lee, Rosa, & Miller, 2010)

Este projeto visa desenvolver uma abordagem intervenção ação nas escolas. Será um psicólogo a dar formação aos professores, com uma frequência de 3 sessões por ano (ou 5 se o projeto tiver inicio em outubro). Nestas, os professores aprenderão técnicas de mindfulness para aplicar diariamente em sala de aula aos alunos. O psicólogo também estará com uma turma uma vez por semana em sessões de 30 a 40 minutos. Estas sessões serão o reforço das técnicas aplicadas diariamente pelos professores.

Será feita uma avaliação aos alunos em contexto de pré intervenção (antes de iniciar as sessões de mindfulness com os professores e os psicólogos) pelo mês de janeiro ou fevereiro. E por fim, será realizada outra avaliação em contexto de pós intervenção no fim do ano letivo, mais concretamente em junho. Esta avaliação compreenderá a aplicação de instrumentos de avaliação psicológica para medir variáveis comportamentais e cognitivas.

pt_PTPortuguês