E-SPORTS: PERSONALIDADE, FLUXO E CIVILIDADE COMO FATORES DETERMINANTES DA PERFORMANCE

Investigadores Integrados: Luísa Ribeiro (IR), Tito Laneiro

Investigadores colaboradores: Graziela Cirino (Brasil)

A profissionalização dos jogos eletrónicos (e-Sports) constitui hoje um fenómeno global, embora ainda pouco reconhecida oficialmente e geralmente sem legislação adequada, que possa proteger os profissionais desta atividade.

A maioria dos profissionais são menores, e por isso com alguma imaturidade a vários níveis. Os riscos psicossociais inerentes a esta exigente profissão (ainda desconhecidos) podem por isso constituir dificuldades acrescidas. Por exemplo, as várias redes sociais expandidas da adolescência e que contribuem para um desenvolvimento saudável, podem ser abruptamente alteradas com os fenómenos de expatriação ou de habitação em gaming houses.

A procura de altos níveis de performance é típica desta atividade. O estado de fluxo, consistindo numa completa adequação dos skills da pessoa à tarefa, resultando num alto estado de divertimento, pode contribuir para uma melhor performance de forma saudável. Também as relações de apoio entre colegas podem conduzir ao fluxo no trabalho, e desta forma aumentar o desempenho, quer do indivíduo, quer da equipa. Assim, o objetivo geral do projeto é sistematizar o conhecimento sobre a área de atividade dos e-Sports e contribuir para a sua profissionalização saudável e sustentável.

English English Português Português