Regulamento

REGULAMENTO

 

Capítulo 1 – Apresentação da Revista PSIQUE:

  1. A PSIQUE é uma revista de cariz científico e académico de formato on-line da responsabilidade do Departamento de Psicologia (DP) da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), sendo o órgão oficial do Centro de Investigação em Psicologia (CIP).
  2. A periodicidade da PSIQUE é bianual podendo publicar números especiais se a exceção for justificada.
  3. A principal língua de publicação da PSIQUE é o inglês. Contudo, também podem ser publicados artigos em português, castelhano e francês.
  4. A PSIQUE constitui o meio de divulgação, por excelência, da investigação e conhecimento das áreas científicas de psicologia e afins, decorrentes da atividade desenvolvida pelo DP nas suas diversas vertentes com origem nos docentes, discentes ou em conjunto.
  5. 5. A PSIQUE é também o instrumento de divulgação da investigação e do conhecimento em psicologia e áreas afins, de investigadores externos à UAL
  6. A PSIQUE divulgará no exterior o conhecimento editado junto dos meios que entender serem importantes para a UAL, DP e CIP promovendo a aproximação entre o ambiente profissional e académico.

 

Capítulo 2 – Plano Editorial

  1. A revista PSIQUE tem como objetivo a divulgação de:

– Artigos científicos;

– A PSIQUE poderá conter outras participações de cariz científico.

 

  1. A PSIQUE publica cinco tipos de artigos:

– Artigos empíricos que apresentam relatórios de investigações científicas originais;

– Artigos de revisão de literatura que desenvolvem análises críticas de material anteriormente publicado;

–  Artigos teóricos em que o autor desenvolve avanços sobre teorias inovadoras ou anteriormente publicadas;

– Artigos metodológicos que apresentam novas abordagens metodológicas, modificação de métodos existentes ou discussões sobre as abordagens quantitativas ou qualitativas na investigação científica;

–  Estudos de caso que reportam material de casos obtidos ao longo do trabalho com indivíduos, grupos, uma comunidade ou uma organização.

Todos eles são sujeitos ao processo de revisão arbitral (blin peer review)

 

Capítulo 3 — Órgãos e Estrutura Funcional

  1. Direção

A PSIQUE é dirigida por um(a) Diretor(a) que é por inerência o(a) Presidente da Direção do CIP-UAL e cujo mandato é de 2 anos renováveis. O (a) Diretor(a) cessa essa função com a exoneração pela Direção da CEU do cargo de Presidente da Direção do CIP-UAL.

São atribuições do(a) Diretor(a) da PSIQUE:

–  Representar a PSIQUE;

– Nomear o(s) Editor(es/as) depois de consultar o Conselho Científico do CIP;

– Fazer cumprir a política e plano editorial aprovados.

  1. Comissão Científica

A Comissão Científica da PSIQUE é constituída pelos investigadores integrados que compõem o Conselho Científico do CIP-UAL;

Compete à Comissão Científica analisar e aprovar o plano editorial da PSIQUE proposto pelo(a) editor(a), nomeadamente:

– Os padrões de qualidade da publicação e os critérios de avaliação dos materiais, submetidos para publicação;

-As questões relativas ao formato, conteúdo, orientação editorial e periodicidade;

– As edições especiais e respetiva temática;

– Os(as) Conselheiros(as) propostos(as) para o Conselho Editorial;

– Os(as) co editores para as diversas áreas de função de apoio ao Editor(a);

  1. Pronunciar-se sobre qualquer outro assunto que o(a) Diretora entenda por bem submeter à sua apreciação.
  2. Coordenação Editorial – Editor(es)

O(s) Editor(es/as) nomeado(s) tem um mandato de 2 anos que pode ser renovado por proposta do(a) Diretor(a) da PSIQUE. A sua função cessa com a exoneração do(a) Director(a)

São atribuições do(s) Editor(es) da PSIQUE:

– Cumprir a política e plano editorial aprovados;

– Propor a designação de coeditores;

-Propor o responsável pelo Apoio administrativo da Direção e da coordenação Editorial;

– Coordenar a calendarização e a informação no decurso do processo de publicação;

– Receber os artigos submetidos para publicação, fazer a primeira leitura (em conformidade com a política editorial aprovada), encaminhando-os para os(as) revisores(as) e co editores(as) designados(as), respetivamente para a supervisão e acompanhamento;

– Fazer a seleção dos(as) revisores(as) em função da área científica em que se situa o artigo, tendo acesso aos seus pareceres e a todas as versões dos textos. Para este efeito, cada revisor(a) tem uma ficha de identificação com as áreas de conhecimento;

– Autorizar a publicação dos textos submetidos depois das revisões;

– Coordenar os trabalhos de compilação dos números da PSIQUE;

– Coordenar os contactos com os membros do conselho editorial;

– Providenciar a divulgação da PSQUE;

– Gerir o património da PSIQUE;

– Convocar e presidir às reuniões ordinárias e/ extraordinárias do grupo editorial.

  1. Conselho Editorial

A PSIQUE possui um Conselho Editorial constituído por investigadores internos ou externos à UAL, doutorados ou de reconhecida competência académica ou profissional nesta área científica, cujo mérito deverá ser reconhecido pelo Conselho Editorial.

Compete ao Conselho Editorial fazer a revisão de artigos submetidos à revista e cumprir os prazos definidos para a mesma.

A seleção dos membros do Conselho Editorial é realizada por convite, sendo essa uma competência do(a) Diretor(a) da revista com a colaboração do(s) Editor(es)

O mandato dos membros do Conselho Editorial será de dois anos renováveis.

– O conselho editorial da Psique, responsável pela avaliação dos artigos publicados, é constituído em, pelo menos, 75% por membros de instituições académicas externas à instituição de acolhimento da Psique.

  1. Apoio administrativo da Direção e da coordenação Editorial

São atribuições do Responsável pelo Apoio administrativo da Direção e da coordenação Editorial:

– Apoiar e assistir nas tarefas da Direção e da coordenação Editorial;

– Manter o registo bibliográfico de autores e dos revisores atualizado;

– Manter o arquivo da revista.

Capítulo 4 — Submissão de Artigos

A elaboração e submissão de artigos para a revista Psique subordina-se aos padrões científicos internacionais, de acordo com as seguintes condições:

  1. Os artigos submetidos para publicação têm de ser originais e inéditos. Os seus autores garantem:

– que realizaram o trabalho que apresentam e que são integralmente responsáveis pelo que está escrito nos artigos;

– que respeitaram os padrões éticos e metodológicos internacionais vigentes na área científica da Psicologia, propostos pela American Psychological Association (APA);

– que não submeteram o trabalho simultaneamente a outra revista para publicação.

  1. A Psique detém os direitos de autor sobre o conjunto da publicação, mas cada autor tem o copyright do seu próprio texto; no caso de o republicar mais tarde noutro local, pede-se a referência à publicação na Psique.
  2. A submissão de artigos deve seguir integralmente as Instruções aos Autores.
  3. O processo de submissão e avaliação dos manuscritos submetidos seguirá os seguintes passos:

– Os artigos são recebidos pelo(s) Editor(es) da PSIQUE e enviados para dois revisores. Os artigos serão enviados sem o nome dos autores para os revisores. Todo o processo de avaliação dos artigos é feito sob o anonimato dos autores para garantir uma “revisão cega por pares”. No processo de avaliação, os revisores também serão mantidos anónimos para os autores;

– Os revisores avaliarão os artigos e expressarão a sua opinião sobre a qualidade do artigo e a pertinência da sua publicação na PSIQUE, podendo indicar sugestões de melhoria tão específicas quanto possível para a reformulação do artigo. No caso de as opiniões dos revisores serem discordantes, o(s) Editor(es) poderá(ão) decidir sobre a publicação, após a sua própria análise ao artigo, ou pode pedir uma outra revisão a um terceiro revisor;

– Os autores serão informados da decisão editorial que pode consistir em:

  1. a) Rejeitado (quando se considerar que o manuscrito não cumpre os critérios exigidos para publicação na revista);
  2. b) Convidado a ressubmeter após reformulações substanciais (o tema interessa à revista, porém, o artigo necessita de uma reformulação profunda). Nestes casos, os autores são convidados a reformular o artigo de acordo com as sugestões dos revisores e a ressubmeter à Após a reformulação dos artigos, estes serão enviados novamente aos revisores para uma segunda avaliação;
  3. c) Aceite condicionalmente (mediante pequenas reformulações), neste caso, após as alterações introduzidas, o artigo reformulado pode ser aceite pelo editor;
  4. d) Aceite (o manuscrito foi aceite para publicação na sua forma atual).
  5. A revista Psique tem um limite máximo de publicação de um artigo de um mesmo autor em cada volume. No caso de um autor submeter à revista Psique mais do que um artigo durante um ano, e no caso de esses artigos serem aprovados, o editor selecionará no máximo um artigo para integrar os volumes desse ano. Esta limitação não se aplica aos números temáticos, onde um mesmo autor poderá ter vários artigos, desde que coexistam, nesse número, artigos de outros autores.

Capítulo 7 — Recursos Financeiros

O CIP é o órgão responsável pela gestão dos recursos financeiros da revista PSIQUE

Capítulo 8 — Disposições finais

  1. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Direção da revista PSIQUE em reunião do Conselho Científico do CIP, se assim for necessário.
  2. 2. O presente regulamento pode ser revisto, sempre que tal se revele aconselhável, pela Direção da revista, sendo submetido à aprovação do Conselho Científico do CIP-UAL.

 

 

 

 

pt_PTPortuguês
Política de Privacidade

O Centro de Investigação em Psicologia do Departamento de Psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa está empenhada em respeitar a privacidade dos seus utilizadores.

O Utilizador, ao enviar informação através do site do Centro de Investigação em Psicologia do Departamento de Psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa, declara e garante que tem poderes e capacidade para o fazer.

IDENTIFICAÇÃO DO RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DOS DADOS

  • Cooperativa de Ensino Universitário entidade instituidora da Universidade Autónoma de Lisboa
  • Rua de Santa Marta 47 2º 1150-293 Lisboa
  • privacidade@grupoautonoma.pt

DADOS RECOLHIDOS

O Centro de Investigação em Psicologia do Departamento de Psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa, através do Google Analytics, recolhe os seguintes dados agregados: Origem geográfica (cidade, país), idioma, tipo de dispositivo, sistema operativo, browser, operadora, data e hora do acesso, endereços dos dados de referenciação, endereço de IP.

O Centro de Investigação em Psicologia do Departamento de Psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa monitorizará toda a informação estatística relativa à utilização do site de forma agregada e anónima. Os dados utilizados para este fim não contêm dados de identificação pessoal ou informação privada.

As análises efetuadas a partir dessa informação serão efetuadas para interpretar os padrões de utilização do site e melhorar os níveis de serviço e a satisfação do utilizador. Essa informação poderá ser revelada a terceiros ou publicamente.

O Centro de Investigação em Psicologia do Departamento de Psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa utiliza, ainda, cookies no site de forma a melhorar o desempenho e experiência do utilizador.

“Cookies” são pequenos ficheiros de texto que são armazenados no seu computador ou no seu dispositivo móvel através do seu browser, retendo apenas informação genérica relacionada com as preferências do utilizador; permitem aceder a áreas específicas do site e a uma navegação mais rápida e eficiente, eliminando a necessidade de introduzir repetidamente as mesmas informações.

Os utilizadores do site ao clicarem no banner dos cookies ou ao prosseguirem com a navegação no site do Centro de Investigação em Psicologia do Departamento de Psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa estão a aceitar a inserção das cookies nos respetivos dispositivos acima mencionados, sem prejuízo do controlo e gestão disponíveis.

Através dos browsers, qualquer utilizador poderá aceitar, recusar ou apagar cookies, nomeadamente através da seleção das definições apropriadas no respetivo browser. A qualquer momento o utilizador pode, através do mesmo, decidir ser notificado sobre a recepção de cookies, bem como bloquear a respetiva entrada no seu sistema. A remoção ou bloqueio das cookies no site pode limitar o acesso a algumas áreas do mesmo.

O Centro de Investigação em Psicologia do Departamento de Psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa pode também utilizar web beacons (incluindo conversion pixels) ou outras tecnologias para finalidades semelhantes às identificadas supra, incluindo-as no seu site, em emails de marketing ou nas nossas Newsletters para determinar se as mensagens foram abertas e se foram feitos cliques nos links disponibilizados. Os web beacons não colocam informação nos computadores dos utilizadores, mas podem, em conjunção com os cookies, permitir a monitorização da atividade do site. Conversion pixels são pequenos códigos localizados numa página web que são ativados quando alguém visita essa página.

O QUE FAZEMOS COM OS SEUS DADOS (FINALIDADES)

Publicação no site cip.autonoma.pt dos seguintes dados pessoais dos Investigadores: Nome, Categoria, Fotografia, Nota Biográfica, Link DeGóis (caso não tenha migrado para CIÊNCIAVITAE. Fonte acessível ao público),  Link CIÊNCIAVITAE (fonte acessível ao público), Link ORCID (fonte acessível ao público), Email.

FUNDAMENTO JURÍDICO 

Consentimento.

DURANTE QUANTO TEMPO ARMAZENAMOS OS SEUS DADOS

Serão conservados enquanto o Titular dos Dados não retirar o seu Consentimento.

TRANSFERÊNCIAS PARA PAÍSES TERCEIROS

Não existem transferências de dados para países terceiros.

TRATAMENTO DOS DADOS 

Não serão objeto de tratamento para decisões individuais automatizadas, nem para definição de perfis.

MEDIDAS IMPLEMENTADAS PARA PROTEÇÃO DOS SEUS DADOS CONTRA O ACESSO, A ALTERAÇÃO OU A DESTRUIÇÃO NÃO AUTORIZADA 

O Centro de Investigação em Psicologia do Departamento de Psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa toma as precauções necessárias e legalmente exigidas para garantir a proteção da informação recolhida junto dos seus investigadores e utilizadores.

Na fotografia será colocada a marca de água.

Entre outras, estão implementadas as seguintes medidas técnicas e organizacionais para garantir a segurança e confidencialidade dos dados pessoais: segurança física (através de controlo de acessos), separação lógica dos registos, passwords de acesso e níveis de acesso, firewalls e programas antivírus.

OS SEUS DIREITOS 

Todos os dados pessoais são tratados de acordo com os termos do previsto no Regulamento UE 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, tendo os titulares dos dados pessoais direito de aceder, livremente e sem restrições, confirmando, retificando, apagando ou bloqueando os dados que hajam facultado, bem como o direito à portabilidade e à limitação do tratamento no que disser respeito ao titular dos dados, ou do direito de se opor ao tratamento, podendo exercê-lo por escrito, pessoalmente nas nossas instalações ou através do email privacidade@grupoautonoma.pt, a todo momento e sem qualquer encargo.

O Titular dos dados tem o direito de retirar o seu consentimento a todo o momento, podendo exercê-lo por escrito, pessoalmente nas nossas instalações ou através do email privacidade@grupoautonoma.pt.

O Titular dos Dados tem o direito de apresentar reclamação à Comissão Nacional de Proteção de Dados ou a qualquer outra autoridade de controlo.