Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação pós-doutoral (BIPD) no âmbito da instituição de I&D Centro de Investigação em Psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa, com a referência UIDB/04345/2020, tendo o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), através de fundos nacionais (PIDDAC).
BOLSA DE INVESTIGAÇÃO PÓS-DOUTORAL (BIPD – Doutor) (1 vaga)
Requisitos de admissão:
Requisitos obrigatórios de admissão: Doutoramento em Psicologia (grau de Doutor obtido nos últimos 3 anos e à data da candidatura)
Elegibilidade dos candidatos: os candidatos deverão reunir as condições de elegibilidade previstas no artigo 9º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT I.P (2019).
Critérios de preferência
– Experiência em análise de dados qualitativos;
– Domínio do software MAXQDA;
– Publicação de artigos científicos com metodologia qualitativa;
– Fluência na escrita em língua inglesa.
Plano de trabalhos
Plano de trabalhos: Posição a tempo integral de colaboração no âmbito da investigação “Transmissão intergeracional do trauma em contexto militar: um estudo de metodologia mista com famílias de militares“. As funções incluem colaborar na transcrição e posterior análise de dados qualitativos já recolhidos; participar na redação de artigos científicos.
Objetivos a atingir: Análises qualitativas das transcrições das entrevistas e dos genogramas das famílias. Escrita de dois artigos científicos para submissão em revista internacional.
Legislação e regulamentação aplicável
Legislação e regulamentação aplicável: A bolsa é atribuída ao abrigo da Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, atualizada pelo Decreto -Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, disponível em https://dre.pt/dre/detalhe/lei/40-2004-480705, e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (disponível em https://files.dre.pt/2s/2019/12/241000000/0009100105.pdf e Alterações ao Regulamento nº 950/2019, de 16 de dezembro (disponível em https://former.fct.pt/apoios/veraocomciencia/docs/Primeira_Alteracao_Regulamento_Bolsas_Investigacao_FCT.pdf
Local de trabalho
O trabalho será desenvolvido presencialmente nas instalações do CIP – Centro de Investigação em Psicologia, da Universidade Autónoma de Lisboa, Rua de Santa Marta, 47, 4º andar, 1169-023, Lisboa, gab. 403, sob a orientação da Prof.ª Doutora Rute Brites.
Duração da(s) bolsa(s)
Duração de 10 meses, com início previsto em 01 de março de 2023. Será constituída uma lista de reserva de seleção, podendo esta ser utilizada até ao máximo de 4 meses.
Valor do subsídio de manutenção mensal
O montante da bolsa corresponde a 1686,00€ mensais, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (https://former.fct.pt/apoios/bolsas/docs/Tabela_de_Valores_SMM_2022.pdf, e será pago, mensalmente, por transferência bancária, pela entidade contratante.
Métodos de seleção
Serão apenas considerados para entrevista os três candidatos que correspondam aos requisitos de admissão e apresentem melhores resultados nos fatores preferenciais. Os candidatos serão avaliados de acordo com as seguintes ponderações: avaliação curricular (70%), entrevista (20%) e carta de motivação (10%). Só serão admitidos candidatos com média ponderada igual ou superior a 15 valores.
Composição do Júri de Seleção
Presidente: Profª Doutora Rute Brites; Vogais efetivos: Profª Doutora Catarina Tomé Pires; Prof.ª Doutora Luísa Ribeiro. Vogal suplente: Prof.ª Doutora Odete Nunes.
Forma de publicitação/notificação dos resultados
Os 3 candidatos selecionados e admitidos para entrevista são convocados por correio eletrónico. O Edital e os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, em local público nos sites do CIP (https://cip.autonoma.pt) e da Universidade Autónoma de Lisboa (www.autonoma.pt), sendo o candidato aprovado notificado através de correio eletrónico. Todos os candidatos serão notificados da decisão por correio eletrónico.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas
Prazo de candidatura: entre o dia 23 janeiro de 2023 e o dia 12 de fevereiro de 2023.
Forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae detalhado que comprove a experiência do candidato (em formato Ciência Vitae), cópia do certificado de habilitações e carta de motivação. As candidaturas deverão ser entregues por correio eletrónico para o e-mail cip@autonoma.pt, contacto 213177658, devendo incluir a referência do concurso no campo do assunto BIPD _2023_1_UIDB/04345/2020.
O não envio de algum dos documentos exigidos na candidatura é motivo de exclusão (de acordo com o Art. 10º. do Regulamento n.º 950/2019 de Bolsas de Investigação da FCT).
Prazo de reclamação
Após decisão final, e notificação aos candidatos, deve ser tomada no prazo de 15 dias úteis, ou recurso para o órgão executivo máximo da entidade financiadora no prazo de 30 dias úteis.
Relatório final: O bolseiro deve apresentar, até 60 dias úteis após o termo da bolsa, um relatório final das atividades, em formato digital. Neste relatório devem estar descritas, detalhadamente, todas as atividades desenvolvidas, o período de tempo ocupado com as mesmas, os objetivos atingidos e os respetivos endereços URL (se aplicável).
Mais informações aqui
Resultados
Realizou-se o concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BIPD) no âmbito da Unidade de I&D – Centro de Investigação em Psicologia – CIP com a referência BIPD _2023_1 UIDB/04345/2020, na área científica: Psychology, com o financiamento FCT/MCTES.
Foi recebida uma candidatura, de Lisa Liliana Nunes Roque. Após avaliação da documentação, a candidata foi excluída, por ter obtido o Grau de Doutor há mais de três anos. O concurso foi encerrado sem ter sido selecionado nenhum candidato.
A Presidente do Juri
Rute Brites