Bolsa BIPD_1_2025_LISBOA2030-FEDER 0092240014722 – 1 vaga

Referência: BIPD_1_2025_LISBOA2030-FEDER 0092240014722
Área científica: Psicologia/ Psychology

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Investigação (BIPD) no âmbito da instituição de I&D Centro Universitário de Investigação em Psicologia – CUIP, da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), e do Projeto “SignPain” com a referência BIPD_1_2025_LISBOA2030-FEDER-0092240014722. A bolsa será financiada pelo fundo FEDER (COMPETE2030), ref.ª operação LISBOA2030-FEDER 00922400, n.º 14722, e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), do Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI).

Requisitos de admissão:

Requisitos obrigatórios de admissão: os candidatos devem possuir grau de doutor em Psicologia ou áreas afins, e obtido nos três anos anteriores à data da submissão da candidatura à bolsa.

Elegibilidade dos candidatos: são elegíveis os candidatos que reúnam as condições de elegibilidade previstas no artigo 7.º e 9º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT I.P (Reg. Nº 950/2019).

Critérios de preferência

Competências preferenciais:

  • Conhecimentos científicos e domínio de técnicas/metodologias qualitativas e quantitativas, com especial ênfase em metodologias qualitativas
  • Experiência na recolha e análise de dados qualitativos e quantitativos com suporte em softwares como, por exemplo, MAXQDA, SPSS ou R
  • Publicação de artigos científicos
  • Fluência em língua inglesa para publicação e colaboração internacional
  • Flexibilidade e capacidade de trabalho autónomo e em equipa multidisciplinar no desenvolvimento de atividades científicas

Plano de trabalhos

Plano de trabalhos: Posição de bolsa de investigação full-time para desenvolver atividades científicas no âmbito do projeto: SignPain – Facilitar a comunicação sobre a dor entre pacientes surdos e profissionais de saúde através de uma intervenção digital. As tarefas de trabalho incluem a revisão da literatura; recolha e análise de dados através de metodologias qualitativas e quantitativas; preparação de conteúdos para desenvolvimento da app/plataforma digital SignPain; realização de um estudo piloto para testar SignPain e sobre o impacto do mesmo e disseminação de resultados do projeto.

Objetivos a atingir: Preparação de revisão literária/teóricas; recolha e análise de dados qualitativos que irão possibilitar a criação de conteúdos para desenvolver, a posteriori, a app/plataforma digital (SignPain); realização do estudo piloto que testa SignPain, tal como o estudo posterior qualitativo para captar as experiências dos participantes no estudo piloto; disseminação dos resultados do projeto.

Legislação e regulamentação aplicável

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica aprovado pela Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, e na redação atualizada pelo Decreto -Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto (disponível em https://dre.pt/dre/legislacao-consolidada/lei/2004-58216179 e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. aprovado pelo Regulamento n.º 950/2019, de 16 de dezembro (disponível em https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/regulamento/950-2019-127238533)

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido presencialmente nas instalações do Centro Universitário de Investigação em Psicologia – CUIP, na Universidade Autónoma de Lisboa, Rua de Santa Marta, 47, 4º, 1150-293, Lisboa, sob a orientação da Professora Doutora Catarina Tomé Pires

Local de trabalho

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido presencialmente nas instalações do Centro Universitário de Investigação em Psicologia – CUIP, na Universidade Autónoma de Lisboa, Rua de Santa Marta, 47, 4º, 1150-293, Lisboa, sob a orientação da Professora Doutora Catarina Tomé Pires

Duração da(s) bolsa(s)

Duração da(s) bolsa(s):  A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em 01 Outubro de 2025, podendo ser eventualmente renovada até ao limite máximo de 24 meses, pela duração do projeto, sujeita a revisão anual por um período máximo de dois anos, e de acordo com o disposto no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. Será necessária lista de reservas de seleção. A CEU reserva-se ao direito de convocar os candidatos não selecionados, por ordem de classificação, para recrutar o Bolseiro adicional necessário para o mesmo projeto no prazo de 12 meses após divulgação da lista de classificação final.

Valor do subsídio de manutenção mensal

Valor do subsídio de manutenção mensal:

Valor do subsídio mensal de manutenção: O valor mensal é de 1.851,00€ de acordo com a tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, https://www.fct.pt/wp-content/uploads/2025/02/Tabela_valores_SMM_2025.pdf

O candidato poderá ainda ser reembolsado do valor correspondente ao Seguro Social Voluntário, em caso de adesão. As bolsas serão pagas mensalmente por transferência bancária, pela entidade contratante.

Regime de exclusividade: O desempenho de funções na condição de bolseiro é exercido em regime de exclusividade, nos termos previstos no artigo 5.º do Estatuto do Bolseiro de Investigação e do Regulamento de Bolsas de Investigação.

Métodos de seleção

Critérios e métodos de seleção: Serão apenas considerados para entrevista os 3 candidatos que correspondam aos requisitos de admissão e apresentem melhores resultados nos fatores preferenciais. Os candidatos serão avaliados de acordo com as seguintes ponderações: avaliação curricular (50%), entrevista (30%) e carta de motivação (20%).

Composição do Júri de Seleção

Presidente: Professora Doutora Catarina Tomé Pires, PI do projeto SignPain, Investigadora do CUIP, Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL)

Vogais: Professora Doutora Luísa Ribeiro, membro do projeto SignPain, Investigadora do CUIP, Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia da UAL; Professora Doutora Rute Brites, Investigadora do CUIP, Professora Catedrática do Departamento de Psicologia da UAL. Vogal Suplente: Professora Doutora Genta Kulari, Investigadora do CIP e Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia da UAL.

Forma de publicitação/notificação dos resultados

Os resultados serão tornados públicos no prazo de 60 dias úteis, após o termo do prazo para a apresentação das candidaturas. Os candidatos selecionados e admitidos para entrevista são convocados por correio eletrónico. O Edital e os resultados da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, em local público no site do CUIP e da Universidade Autónoma de Lisboa (https://autonoma.pt/category/artigos/bolsas-de-investigacao/), sendo os candidatos aprovados notificados através de correio eletrónico. Todos os candidatos serão notificados da decisão por correio eletrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas

O Edital está aberto  de 17 de julho a 10 de setembro 2025.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos em formato digital (formato PDF):

– Curriculum Vitae

– Certificado de Habilitações conferentes de grau académico no termo solicitado no edital, onde constam as classificações finais;

– Carta de Motivação;

– Outros documentos comprobatórios considerados relevantes.

O comprovativo de inscrição em ciclo de estudos conducente à obtenção de grau académico deverá ser apresentado até à assinatura do contrato. As candidaturas deverão ser submetidas por correio eletrónico para o e-mail cpires@autonoma.pt. Os documentos devem ser enviados em único PDF com o nome do candidato, devendo incluir no campo do assunto: BIPD_1_2025_LISBOA2030-FEDER-0092240014722.

Apenas serão consideradas as candidaturas recebidas durante o período de abertura do referido concurso. O não envio de algum dos documentos exigidos na candidatura é motivo de exclusão (de acordo com o estipulado no Art. 10º. do Regulamento n.º 950/2019 de Bolsas de Investigação da FCT).

Relatório final: Os bolseiros devem apresentar, até 30 dias úteis após o termo da bolsa, um relatório final das atividades, em formato digital (PDF). Neste relatório devem estar descritas, detalhadamente, todas as atividades desenvolvidas, o período de tempo ocupado com as mesmas, os objetivos atingidos e os respetivos endereços URL (se aplicável).

Prazo de reclamação

Após decisão final, e notificação aos candidatos, têm um prazo de 10 dias úteis para se pronunciarem junto do Presidente do Júri, ou recurso para o órgão executivo máximo da entidade financiadora no prazo de 30 dias úteis

Nota:

Relatório final: Os bolseiros devem apresentar, até 30 dias úteis após o termo da bolsa, um relatório final das atividades, em formato digital (PDF). Neste relatório devem estar descritas, detalhadamente, todas as atividades desenvolvidas, o período de tempo ocupado com as mesmas, os objetivos atingidos e os respetivos endereços URL (se aplicável).

Mais informações aqui

Resultados

pt_PTPortuguês
Política de Privacidade

O Centro de Investigação em Psicologia do Departamento de Psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa está empenhada em respeitar a privacidade dos seus utilizadores.

O Utilizador, ao enviar informação através do site do Centro de Investigação em Psicologia do Departamento de Psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa, declara e garante que tem poderes e capacidade para o fazer.

IDENTIFICAÇÃO DO RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DOS DADOS

  • Cooperativa de Ensino Universitário entidade instituidora da Universidade Autónoma de Lisboa
  • Rua de Santa Marta 47 2º 1150-293 Lisboa
  • privacidade@grupoautonoma.pt

DADOS RECOLHIDOS

O Centro de Investigação em Psicologia do Departamento de Psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa, através do Google Analytics, recolhe os seguintes dados agregados: Origem geográfica (cidade, país), idioma, tipo de dispositivo, sistema operativo, browser, operadora, data e hora do acesso, endereços dos dados de referenciação, endereço de IP.

O Centro de Investigação em Psicologia do Departamento de Psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa monitorizará toda a informação estatística relativa à utilização do site de forma agregada e anónima. Os dados utilizados para este fim não contêm dados de identificação pessoal ou informação privada.

As análises efetuadas a partir dessa informação serão efetuadas para interpretar os padrões de utilização do site e melhorar os níveis de serviço e a satisfação do utilizador. Essa informação poderá ser revelada a terceiros ou publicamente.

O Centro de Investigação em Psicologia do Departamento de Psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa utiliza, ainda, cookies no site de forma a melhorar o desempenho e experiência do utilizador.

“Cookies” são pequenos ficheiros de texto que são armazenados no seu computador ou no seu dispositivo móvel através do seu browser, retendo apenas informação genérica relacionada com as preferências do utilizador; permitem aceder a áreas específicas do site e a uma navegação mais rápida e eficiente, eliminando a necessidade de introduzir repetidamente as mesmas informações.

Os utilizadores do site ao clicarem no banner dos cookies ou ao prosseguirem com a navegação no site do Centro de Investigação em Psicologia do Departamento de Psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa estão a aceitar a inserção das cookies nos respetivos dispositivos acima mencionados, sem prejuízo do controlo e gestão disponíveis.

Através dos browsers, qualquer utilizador poderá aceitar, recusar ou apagar cookies, nomeadamente através da seleção das definições apropriadas no respetivo browser. A qualquer momento o utilizador pode, através do mesmo, decidir ser notificado sobre a recepção de cookies, bem como bloquear a respetiva entrada no seu sistema. A remoção ou bloqueio das cookies no site pode limitar o acesso a algumas áreas do mesmo.

O Centro de Investigação em Psicologia do Departamento de Psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa pode também utilizar web beacons (incluindo conversion pixels) ou outras tecnologias para finalidades semelhantes às identificadas supra, incluindo-as no seu site, em emails de marketing ou nas nossas Newsletters para determinar se as mensagens foram abertas e se foram feitos cliques nos links disponibilizados. Os web beacons não colocam informação nos computadores dos utilizadores, mas podem, em conjunção com os cookies, permitir a monitorização da atividade do site. Conversion pixels são pequenos códigos localizados numa página web que são ativados quando alguém visita essa página.

O QUE FAZEMOS COM OS SEUS DADOS (FINALIDADES)

Publicação no site cip.autonoma.pt dos seguintes dados pessoais dos Investigadores: Nome, Categoria, Fotografia, Nota Biográfica, Link DeGóis (caso não tenha migrado para CIÊNCIAVITAE. Fonte acessível ao público),  Link CIÊNCIAVITAE (fonte acessível ao público), Link ORCID (fonte acessível ao público), Email.

FUNDAMENTO JURÍDICO 

Consentimento.

DURANTE QUANTO TEMPO ARMAZENAMOS OS SEUS DADOS

Serão conservados enquanto o Titular dos Dados não retirar o seu Consentimento.

TRANSFERÊNCIAS PARA PAÍSES TERCEIROS

Não existem transferências de dados para países terceiros.

TRATAMENTO DOS DADOS 

Não serão objeto de tratamento para decisões individuais automatizadas, nem para definição de perfis.

MEDIDAS IMPLEMENTADAS PARA PROTEÇÃO DOS SEUS DADOS CONTRA O ACESSO, A ALTERAÇÃO OU A DESTRUIÇÃO NÃO AUTORIZADA 

O Centro de Investigação em Psicologia do Departamento de Psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa toma as precauções necessárias e legalmente exigidas para garantir a proteção da informação recolhida junto dos seus investigadores e utilizadores.

Na fotografia será colocada a marca de água.

Entre outras, estão implementadas as seguintes medidas técnicas e organizacionais para garantir a segurança e confidencialidade dos dados pessoais: segurança física (através de controlo de acessos), separação lógica dos registos, passwords de acesso e níveis de acesso, firewalls e programas antivírus.

OS SEUS DIREITOS 

Todos os dados pessoais são tratados de acordo com os termos do previsto no Regulamento UE 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, tendo os titulares dos dados pessoais direito de aceder, livremente e sem restrições, confirmando, retificando, apagando ou bloqueando os dados que hajam facultado, bem como o direito à portabilidade e à limitação do tratamento no que disser respeito ao titular dos dados, ou do direito de se opor ao tratamento, podendo exercê-lo por escrito, pessoalmente nas nossas instalações ou através do email privacidade@grupoautonoma.pt, a todo momento e sem qualquer encargo.

O Titular dos dados tem o direito de retirar o seu consentimento a todo o momento, podendo exercê-lo por escrito, pessoalmente nas nossas instalações ou através do email privacidade@grupoautonoma.pt.

O Titular dos Dados tem o direito de apresentar reclamação à Comissão Nacional de Proteção de Dados ou a qualquer outra autoridade de controlo.