Bolsa de Iniciação à Investigação (BII) (1 vaga) 2022

Referência: BII _2022_1_UIDB/04345/2020
Área científica: Psicologia

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de iniciação à investigação (BII) no âmbito da instituição de I&D Centro de Investigação em Psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa, com a referência UIDB/04345/2020, tendo o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), através de fundos nacionais (PIDDAC), nas seguintes condições:

Requisitos de admissão:

Aluno de licenciatura em Psicologia (frequência do 2º ou 3º ano) ou de Mestrado em Psicologia (frequência do 1º ano).

Elegibilidade dos candidatos: os candidatos deverão reunir as condições de elegibilidade previstas no artigo 9º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT I.P (2019).

Critérios de preferência

– Frequência do 1º ano do Mestrado em Psicologia;

– Disponibilidade horária.

Plano de trabalhos

Integração em projeto de investigação na área da Psicologia, especificamente através de tratamento de dados (inserção em SPSS e transcrição de entrevistas de recolha de dados). Os objetivos a atingir são: 1) obtenção de uma base de dados com todos as informações recolhidas junto dos participantes da investigação; 2) obtenção das transcrições de um conjunto de entrevistas clínicas, para posterior análise.

Legislação e regulamentação aplicável

A bolsa é atribuída ao abrigo da Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, atualizada pelo Decreto -Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, disponível em https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro, e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (disponível em https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt)  e Alterações ao Regulamento nº 950/2019, de 16 de dezembro (disponível em https://www.fct.pt/apoios/veraocomciencia/docs/Primeira_Alteracao_Regulamento_Bolsas_Investigacao_FCT.pdf)

Local de trabalho

O trabalho será desenvolvido presencialmente nas instalações do CIP – Centro de Investigação em Psicologia, da Universidade Autónoma de Lisboa, Rua de Santa Marta, 47, 3º andar, gab. 304, sob a orientação da Prof.ª Doutora Rute Brites.

Duração da(s) bolsa(s)

A bolsa terá à duração de 4 meses, com início previsto em 1 março de 2022. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 8 meses. Será constituída uma lista de reserva de seleção, podendo esta ser utilizada até ao máximo de 8 meses.

Valor do subsídio de manutenção mensal

Valor do subsídio de manutenção mensal:

O montante da bolsa corresponde a 486,12€ mensais, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/Tabela_de_Valores_SMM_2022.pdf ), e será pago por transferência bancária, pela entidade contratante.

Métodos de seleção

Serão apenas considerados para entrevista os 3 candidatos que obtiveram a média mais elevada na totalidade das UCs concluídas da licenciatura que frequentam ou, no caso dos alunos que frequentam o Mestrado, a média final da Licenciatura.

A seleção resultará de uma apreciação global baseada nas seguintes ponderações: avaliação curricular (50%), entrevista (40%); carta de motivação (10%). Só serão admitidos candidatos com média ponderada igual ou superior a 15 valores.

Composição do Júri de Seleção

Presidente: Profª Doutora Odete Nunes; Vogais efetivos: Profª. Doutora Rute Brites; Prof.ª Doutora Tânia Brandão. Vogal suplente: Profª. Doutora Luísa Ribeiro.

Forma de publicitação/notificação dos resultados

Os 3 candidatos selecionados e admitidos para entrevista são convocados por correio eletrónico. O Edital e os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, em local público no site da Universidade Autónoma de Lisboa (www.autonoma.pt), sendo o candidato aprovado notificado através de correio eletrónico. Todos os candidatos serão notificados da decisão por correio eletrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas

O concurso encontra-se aberto no período de 4 a 18 fevereiro de 2022.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: 1) Curriculum Vitae; 2) Carta de motivação; 3a) para alunos que frequentam um curso de 1º ciclo, comprovativo de inscrição e frequência nesse curso, com notas obtidas no(s) ano(s) anterior(es); 3b) para os alunos que frequentam um curso de 2º ciclo,  comprovativo de inscrição  e frequência nesse curso e Certificado de Habilitações da Licenciatura. As candidaturas deverão ser entregues por correio eletrónico para o e-mail cip@autonoma.pt, devendo incluir a referência do concurso no campo do Assunto BII_2022_1UIDB/04345/2020.

O não envio de algum dos documentos exigidos na candidatura é motivo de exclusão (de acordo com o Art. 10º. do Regulamento n.º 950/2019 de Bolsas de Investigação da FCT).

Prazo de reclamação

Após decisão final, e notificação aos candidatos, deve ser tomada no prazo de 15 dias úteis, ou recurso para o órgão executivo máximo da entidade financiadora no prazo de 30 dias úteis.

Nota:

Relatório final: no fim do período de Bolsa, o bolseiro deve realizar um relatório das atividades. Nesse relatório devem estar descritas, detalhadamente, todas as atividades desenvolvidas, o período de tempo ocupado com as mesmas e os objetivos atingidos.

Mais informações aqui

Resultados

Realizou-se o concurso para a atribuição de uma Bolsa de Iniciação à Investigação (BII) no âmbito da Unidade de I&D – Centro de Investigação em Psicologia – CIP com a referência BII _2022_1_UIDB/04345/2020, na área científica: Psychology, com o financiamento FCT/MCTES.

Foram recebidas três candidaturas. Foi excluída, inicialmente, uma candidata: Anabela Carreira, por não cumprir os requisitos obrigatórios de admissão e por falta de apresentação dos documentos requeridos no Edital do Concurso.

Foram selecionadas para entrevista as duas candidatas restantes: Andréia Vazquez Salmazo e Rita Proença dos Santos.

Após a condução das entrevistas, o júri classificou as duas candidatas com base nos seguintes parâmetros: avaliação curricular (50%), entrevista (40%); carta de motivação (10%). Os resultados são os seguintes:

Rita Proença dos Santos: 80,00 %

Andréia Vazquez Salmazo: 75,00 %

A candidata selecionada para a Bolsa de Iniciação à Investigação foi Rita Proença dos Santos.

Lisboa, 3 de março de 2022

O Júri do Concurso

Presidente

Prof.ª Doutora Odete Nunes

Vogais efetivos

Prof.ª Doutora Rute Brites

Prof.ª Doutora Tânia Brandão

Ao décimo quinto dia do mês de março de dois mil e vinte e dois, o júri do concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BII) no âmbito da Unidade de I&D – Centro de Investigação em Psicologia – CIP, com a referência BII_2022_1 UIDB/04345/2020, área científica de Psychology, reuniu nas instalações da Universidade Autónoma de Lisboa, pelas catorze horas. A presente reunião foi justificada, pelo facto de o Júri ter sido informado que a candidata selecionada, Rita Proença dos Santos, desistiu do concurso para atribuição da Bolsa. Nesta sequência, foi decidida a sua substituição pela segunda candidata na lista de ordenação final, Andréia Vasquez Salmazo. ________________________________________________________

Nada mais havendo a analisar, a reunião foi dada como encerrada às catorze horas e trinta minutos. Para constar, foi lavrada a presente ata, que vai ser assinada pelos membros do Júri que participaram na reunião.

Lisboa, 15 de março de 2022

Presidente

(Prof.ª Doutora Odete Nunes)

Vogais efetivos

(Prof.ª Doutora Rute Brites)
(Profª. Doutora Tânia Brandão)

pt_PTPortuguês