Centro de Investigação em Psicologia

Bem vindos ao site do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa

Ana Gomes

Email: amgomes@autonoma.pt

Instituição: Universidade Autónoma de Lisboa

Investigadora Integrada

CIÊNCIA ID: BC1B-B718-DF01

Formação Académica: Doutoramento em Psicologia Aplicada, especialidade Psicossomática


Áreas de Interesse na Investigação

Psicoterapias de 3ª geração (Terapia cognitivo comportamental de 3ª geração, Mindfulness cognitive therapy, Terapia de Aceitação e Compromisso, Terapia Focada na Compaixão, Terapia Comportamental Dialética); Qualidade do sono (criança, adolescente e adulto), hábitos de interferem com a qualidade do sono como a utilização de aparelhos eletrónicos; Bullying (criança e adolescente), consequências; Perturbações de comportamento na infância e adolescência (PHDA); Rendimento académico na infância e adolescência; Comportamentos em sala de aula na infância e adolescência; Desenvolvimento sócio emocional na infância.


Últimas Publicações

  • Marques, A. C. & Gomes, A. M. (2018 in press). Relação entre Comportamentos de Bullying, Empatia e Autoestima em Crianças do 2º Ciclo. The Psychologist: Practice & Research.
  • Gomes, B & Gomes, A. M. (2018 in press). O impacto dos estilos parentais no comportamento bullying: Um estudo em crianças do 1º ciclo. The Psychologist: Practice & Research.
  • Figueiredo, S., A. Gomes, C. Rocha, J. Hipólito, & O. Nunes. (2018). Validation of the French version of Children’s Chronotype Questionnaire in school-aged children: a study in Luxembourgish population. J Sleep Res., 27(S1), 367. https://doi.org/10.1111/jsr.12751. (I.F. JCR 3.433).
  • Gomes, A., Brandão, T., Silva, B. & Ferreira, E. (2018 in press). Bullying, rendimento escolar e comportamento em crianças do 1º ciclo. The Psychologist: Practice & Research Journal.
  • Gomes, A. (2018 in press). Mindfulness, metodologia de intervenção em crianças com PHDA. Implicações em contexto interpessoal. The Psychologist: Practice & Research Journal.
  • Gomes, A. M., Figueiredo, S., Silva, B., Ferreira, E., Castro Caldas, A. & Cercatti, J. (2018 in press). Quality of infant sleep, electronic devices and bullying behaviors in schools. The European Proceedings of Social & Behavioural Sciences Ep SBS.
  • Gomes, M., A., Ferreira, E., Silva, B. & Castro Caldas, A. (2017). Relation Between Bullying Behaviors and Sleep Quality in School Age children. The European Proceedings of Social & Behavioural Sciences Ep SBS, 2357-1330. Doi: 10.15405/epsbs.2017.10.83.
  • Gomes, M., A., Figueiredo, S., Rocha, C., Ferreira, E., Silva, B., Castro Caldas, A. (2017). Sleep quality and chronotype of portuguese school-aged children. The European Proceedings of Social & Behavioural Sciences Ep SBS, 2357-1330. Doi:10.15405/epsbs.2017.11.1.
  • Gomes, A., Castro Caldas, A. (2014). Study of the relationship between sleep quality and bullying behaviours in school age children. Revista de Saúde Pública, 48 (n.esp): 24-30.
  • Gomes, A., Filipe, A., (2014). Good citizen with ingenuity an education – prevention and intervention in response to bullying at school. Revista de Saúde Pública, 48 (n.esp): 24-30 ISSN 0034-8910 ISSN online 1518-8787.