FUNCIONAMENTO FAMILIAR, COPARENTALIDADE E AJUSTAMENTO DA CRIANÇA: ESTUDO COMPARATIVO INTERCULTURAL (2020-2025)

Investigadores Integrado: Mónica Pires (I R)

Susana Mourão (Bolseira de Invstigação)

 

Nas últimas décadas observamos mudanças significativas no seio familiar, resultantes de alterações demográficos, sociais, económicas e culturais. Independentemente da tipologia, a família desempenha um papel determinante para o desenvolvimento e adaptação dos seus elementos, nomeadamente, da criança. Estudos anteriores enfatizam a relação de interdependência entre a relação conjugal e o exercício da parentalidade e o seu impacto no ajustamento dos filhos. A cooperação ou o conflito parental numa situação de coparentalidade poderá facilitar o ajustamento da criança à separação parental ou, contrariamente potenciar a vulnerabilidade. Atualmente, observamos um aumento de situações pós-separação de residência alternada dos filhos. O principal objetivo deste projeto é apurar a relação entre variáveis familiares, a parentalidade, a coparentalidade com diversos regimes de responsabilidade parentais, e o ajustamento da criança na perspetiva de pais e mães de diferentes países. Pretendemos contribuir para os modelos teóricos de parentalidade, e fornecer informação útil para os profissionais que atuam em prol do bem-estar familiar e do interesse supremo da criança. Neste pressuposto, foi desenvolvido o subprojeto “Atitudes quanto ao dominância social em crianças e famílias de diferentes contextos psicossociais-culturais”

Atitudes quanto ao dominância social em crianças e famílias de diferentes contextos psicossociais-culturais/ Attitudes towards social dominance in children and families with different psychosocial-cultural backgrounds

O domínio social como uma dimensão organizacional primária presente em todas as culturas, afeta as relações sociais desde o início da infância. Tal como os adultos, as crianças são sensíveis a múltiplos sinais de dominância, entre os quais os traços faciais. Apesar da importância do contexto familiar para o desenvolvimento social, não existem estudos sobre o seu impacto nas preferências e na compreensão da dominância social das crianças. Aqui estudaremos os fatores que modulam as preferências de dominância social na primeira infância numa amostra de famílias de diferentes estatutos socioeconómicos em diferentes países, nomeadamente, Portugal e França. A utilização de metodologia mista, incluindo a recolha de dados sobre o contexto familiar, estilos parentais e de dominância social numa amostra com pais e filhos, trará um importante contributo para esta linha de investigação.

Palavras-chave: orientação para a dominância social; perceção facial;  preferência visual;  preferência social;  estatuto socioeconómico, vulnerabilidade psicossocial; estilos parentais.

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