Centro de Investigação em Psicologia

Bem vindos ao site do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa

Investigação

O CIP/UAL desenvolve a actividade de I&D segundo uma linha de investigação, denominada Vulnerabilidade Psicossocial e Contextos Instáveis.

Apesar do impacto positivo que a globalização tem introduzido na sociedade actual, verificam-se, em simultâneo, condições geradoras de instabilidade, de precaridade e de insegurança que perturbam o desenvolvimento harmonioso da pessoa e a sua integração no contexto social.

O estudo de fatores desencadeadores de vulnerabilidade psicossocial e seu impacto torna-se pertinente para melhor compreender as condições pessoais e contextuais em situações de risco e de fragilidade, incluindo variáveis psicológicas associadas à doença e promoção da saúde. Considera-se que os resultados da pesquisa serão um contributo ao nível do aprofundamento do conhecimento teórico e sua aplicação no contexto nacional, nomeadamente, na prevenção e intervenção.

Na filosofia do CIP/UAL, outro dos principais objectivos é o de capitalizar o conhecimento adquirido e colocá-lo ao serviço das pessoas e dos grupos. Assim, com base nos resultados alcançados é desejável propor aplicações/intervenções que desencadeiam estratégias de saúde de dimensão psicossocial que permitam às populações que integram as problemáticas em estudo, terem uma melhor qualidade de vida e socialmente se traduza em desenvolvimento/produtividade.

O CIP/UAL é formado por investigadores integrados, investigadores colaboradores e assistentes, que desenvolvem a sua atividade de investigação em projetos individuais ou de equipa.