Centro de Investigação em Psicologia

Bem vindos ao site do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa

Projectos de Investigação

Projectos em Curso

 

Efeitos da percepção da experiência do parto na vinculação parental e na relação conjugal. (REF: PTD/MHC-PSC/2018/2014).

Estudo longitudinal pré e pós parto das expectativas e experiência do parto nas relações familiares (conjugal e filial): Stresse Pós-Traumático do Parto; Vinculação pré e pós -natal; Relação conjugal. Comparação Portugal – França. O presente projecto insere-se no contexto da perinatalidade, mais especificamente, no que respeita aos pais em período de gestação e o impacto da experiência do parto nos laços familiares. O projecto de investigação segue um delineamento longitudinal e aplica uma metodologia qualitativa e quantitativa (em quatro momentos de avaliação pré e pós-parto incidindo sobre as variáveis: depressão; clima hospitalar; qualidade de vida; PSPT, vinculação, coping diático, qualidade relação marital).

Equipa

Odete Nunes (CIP-UAL)

Mónica Pires (CIP-UAL)

Rute Brites (CIP-UAL)

Maria de Lourdes Vasconcelos (CIP-UAL)

Elizabeth Spitz (Laboratório APEMAC Universidade de Lorraine / CIP-UAL)

João Hipólito (CIP-UAL)

 

Famílias Autónomas: A Taylored Multidisciplinary Research & Intervention

As famílias multiproblemáticas apresentam diversos indicadores de vulnerabilidade, dificuldades de natureza diversa e padrões relacionais e comunicacionais disfuncionais que tendem a repetir-se transgeracionalmente. Estão, frequentemente, em situação de risco psicossocial e privação sociocultural crónica, perpetuando um ciclo de pobreza. Este projeto de metodologia mista, segue um delineamento investigação-ação que visa a promoção de competências e o empowerment familiar. “Dar poder” a estas famílias em situação vulnerável, mediante uma intervenção multidisciplinar centrada na família, contribuirá para a sua resiliência, maior autonomia, capacidade de auto-organização, de auto-regulação e de lidar com as problemáticas, promovendo a reflexão e a experienciação de novas formas de interação. O projeto inclui diversos momentos (avaliação inicial e do efeito da intervenção), incidindo em variáveis individuais e familiares.

Equipa

Mónica Pires (CIP-UAL)

Rute Brites (CIP-UAL)

Odete Nunes (CIP-UAL)

 Fatores Transculturais do Bem Estar

A importância das relações para o bem-estar subjectivo: personalidade, vinculação, valores culturais, conceito de amor, satisfação/experiência relacional. A moderação da cultura: Portugal, Moçambique, Estados Unidos da América.

Equipa

Iolanda Costa Galinha (CIP-UAL)

 

Promoção da qualidade das relações interpessoais, da saúde e do bem-estar dos Profissionais de Saúde.

Estuda os níveis de capacitação e percepções das seis áreas chave da vida profissional dos profissionais de saúde;
Trata-se de um estudo longitudinal de investigação-ação com recurso a métodos mistos.
Estudo pioneiro em Portugal que inter-relaciona o empowerment, as relações interpessoais e as implicações ao nível do engagement, da saúde física e psicológica e nas atitudes de retenção profissionais de saúde.

Equipa

Tito Laneiro (CIP-UAL)

José Magalhães (CIP-UAL)

Luísa Ribeiro (CIP-UAL)

Martina Nitzsche (CIP-UAL)

Michael Leiter – Deakin University (Austrália)

Katerine Osatuke- NCOD/VHA, EUA

Saul de Jesus – Universidade do Algarve

Sandra Queiroz – Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias

Relação entre qualidade do sono, Bullying, desempenho académico e comportamento em sala de aula em crianças de idade escolar.

Estudar se existe relação entre as características e qualidade do sono e a existência ou não de comportamentos de bullying em crianças de idade escolar

Equipa

Ana Gomes (CIP-UAL)

Alternância Vigília Sono e Sonho no desenvolvimento da consciência em Transculturalidade.

Equipa

António Mendes Pedro (CIP-UAL)

Teresa Paula Bordeira

Mafalda Leite Borges

Isa Silvestre

Allan Hobson (CIP-UAL)

Marie Rose Moro (CIP-UAL)

Laureta Caneta

 

Repositório de Instrumentos de Avaliação para Aprendentes de Língua Segunda em Contexto Educativo.

Este projeto pretende preparar um conjunto de instrumentos de avaliação e de intervenção, com 15 tarefas linguísticas, visando os alunos aprendentes de Português como Língua não Materna (PLNM). Ferramentas de avaliação estão a ser aferidas para a população imigrante escolar portuguesa e serão, após validação, dispostas num repositório eletrónico de instrumentos ao serviço do sistema educativo nacional. As práticas escolares e o cenário lacunar de investigação na área dos processos e do processamento cognitivo em Língua Segunda é a base desta investigação que decorre na seguinte organização: (1) aplicação dos testes para validação; (2) análise dos dados e constituição de perfis cognitivos e linguísticos dos grupos de minorias linguísticas; (3) análise das representações dos professores na área de PLNM; (4) comparação com o sistema escolar americano e com os perfis cognitivos e linguísticos dos seus alunos; (5) construção do repositório de instrumentos.

Equipa

Sandra Figueiredo (UAL)

Margarida Alves Martins (ISPA)

Carlos Fernandes (CINTESIS-UA)