Centro de Investigação em Psicologia

Bem vindos ao site do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa

Projectos de Investigação

Projectos em Curso

 

Efeitos da percepção da experiência do parto na vinculação parental e na relação conjugal. (REF: PTD/MHC-PSC/2018/2014).

Estudo longitudinal pré e pós parto das expectativas e experiência do parto nas relações familiares (conjugal e filial): Stresse Pós-Traumático do Parto; Vinculação pré e pós -natal; Relação conjugal. Comparação Portugal – França. O presente projecto insere-se no contexto da perinatalidade, mais especificamente, no que respeita aos pais em período de gestação e o impacto da experiência do parto nos laços familiares. O projecto de investigação segue um delineamento longitudinal e aplica uma metodologia qualitativa e quantitativa (em quatro momentos de avaliação pré e pós-parto incidindo sobre as variáveis: depressão; clima hospitalar; qualidade de vida; PSPT, vinculação, coping diático, qualidade relação marital).

Equipa

Investigadores Integrados

Odete Nunes
Mónica Pires
Rute Brites
Maria de Lourdes Vasconcelos
João Hipólito

Investigadores Colaboradores 

   Elizabeth Spitz (Laboratório APEMAC Universidade de Lorraine / CIP

Famílias Autónomas: A Taylored Multidisciplinary Research & Intervention

As famílias multiproblemáticas apresentam diversos indicadores de vulnerabilidade, dificuldades de natureza diversa e padrões relacionais e comunicacionais disfuncionais que tendem a repetir-se transgeracionalmente. Estão, frequentemente, em situação de risco psicossocial e privação sociocultural crónica, perpetuando um ciclo de pobreza. Este projeto de metodologia mista, segue um delineamento investigação-ação que visa a promoção de competências e o empowerment familiar. “Dar poder” a estas famílias em situação vulnerável, mediante uma intervenção multidisciplinar centrada na família, contribuirá para a sua resiliência, maior autonomia, capacidade de auto-organização, de auto-regulação e de lidar com as problemáticas, promovendo a reflexão e a experienciação de novas formas de interação. O projeto inclui diversos momentos (avaliação inicial e do efeito da intervenção), incidindo em variáveis individuais e familiares.

Equipa

Investigadores Integrados

Mónica Pires
Rute Brites
Odete Nunes

 Fatores Transculturais do Bem Estar

A importância das relações para o bem-estar subjectivo: personalidade, vinculação, valores culturais, conceito de amor, satisfação/experiência relacional. A moderação da cultura: Portugal, Moçambique, Estados Unidos da América.

Equipa

Investigadores Integrados

Iolanda Costa Galinha

Promoção da qualidade das relações interpessoais, da saúde e do bem-estar dos Profissionais de Saúde.

Este estudo pretende contribuir para o incremento da qualidade das interações sociais no local de trabalho, da saúde e bem-estar dos vários profissionais de saúdo, como médicos, enfermeiros, assistentes operacionais e técnicos, bem como da retenção e qualidade dos cuidados prestados, aumentando assim a satisfação dos clientes. Trata-se de um estudo longitudinal de investigação-ação, de método misto.

O setor da saúde enfrenta grandes desafios sociais e económico-financeiros. A segurança dos clientes depende da qualidade dos cuidados prestados. Estes são afetados pela qualidade do ambiente de trabalho, que atualmente  apresenta indicadores preocupantes de níveis de stresse, incivilidade, insatisfação, burnout e intenção de abandonar a instituição ou a profissão.

Trata-se de um projeto inovador, na medida em que: (1) contempla a equipa de saúde multidisciplinar; (2) integra um componente qualitativo que permite enriquecer o quantitativo e obter informações cruciais para a realização da intervenção; (3) inclui um programa de intervenção com duração de seis meses que visa promover efeitos positivos a nível individuais, grupal e organizacional; (4) tem natureza longitudinal, permitindo confirmar relações de causalidade entre as variáveis em estudo e avaliar a eficácia da intervenção; (5) engloba a transferência de know-how da equipa de investigação para elementos da instituição, permitindo um efeito mais duradouro.

Equipa

Investigadores Integrados

Tito Laneiro
José Magalhães
Luísa Ribeiro

Investigadores Colaboradores

Martina Nitzsche
Michael Leiter (Deakin University (Austrália)
Katerine Osatuke (NCOD/VHA, EUA
Saul de Jesus
Sandra Queiroz – (Escola Sup. Enfermagem S. Francisco das Misericórdias)

Relação entre qualidade do sono, Bullying, desempenho académico e comportamento em sala de aula em crianças de idade escolar.

Estudar se existe relação entre as características e qualidade do sono e a existência ou não de comportamentos de bullying em crianças de idade escolar.

Equipa

Investigadores Integrados

Ana Gomes 

Alternância Vigília Sono e Sonho no desenvolvimento da consciência em Transculturalidade.

Equipa

Investigadores Integrados

António Mendes Pedro
Allan Hobson

Investigadores Colaboradores

Marie Rose Moro

Repositório de Instrumentos de Avaliação para Aprendentes de Língua Segunda em Contexto Educativo.

Este projeto pretende preparar um conjunto de instrumentos de avaliação e de intervenção, com 15 tarefas linguísticas, visando os alunos aprendentes de Português como Língua não Materna (PLNM). Ferramentas de avaliação estão a ser aferidas para a população imigrante escolar portuguesa e serão, após validação, dispostas num repositório eletrónico de instrumentos ao serviço do sistema educativo nacional. As práticas escolares e o cenário lacunar de investigação na área dos processos e do processamento cognitivo em Língua Segunda é a base desta investigação que decorre na seguinte organização: (1) aplicação dos testes para validação; (2) análise dos dados e constituição de perfis cognitivos e linguísticos dos grupos de minorias linguísticas; (3) análise das representações dos professores na área de PLNM; (4) comparação com o sistema escolar americano e com os perfis cognitivos e linguísticos dos seus alunos; (5) construção do repositório de instrumentos.

Equipa

Investigadores Integrados

Sandra Figueiredo

Investigadores Colaboradores

Margarida Alves Martins (ISPA)
Carlos Fernandes (CINTESIS-UA)

MILAGE: Interactive Mathematics by implementing a Blended-Learning model with Augmented Reality and Game books”. Financed project Erasmus +: 2015-1-PT01-KA201-012921. Duration: from 1/09/2015 to 31/08/2018.

Equipa

Investigadores Integrados

Cátia Martins