Centro de Investigação em Psicologia

Bem vindos ao site do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa

Maria Helena Martins

 

 

 

 

 

 

Emailmhmartin@ualg.pt

Instituição: Universidade do Algarve

Investigador Integrado

CIÊNCIA ID:

Formação Académica: Doutoramento em Psicologia da Educação


Áreas de Interesse na Investigação

  • Inclusão e  Políticas  educativas;
  • Avaliação e  Intervenção  Precoce;
  • Avaliação e  Intervenção  em  Educação  Especial e  Necessidades  Educativas  Especiais;
  • Ensino Superior  e  Inclusão  de  Estudantes  com  Deficiência;
  • Psicologia do Desenvolvimento;
  • Psicologia da  Educação;
  • Resiliência e  Vulnerabilidade  desenvolvimental;
  • Fatores de  Risco  e  de Proteção  no  Desenvolvimento  Humano;
  • Saúde, Bem-Estar  e  Psicologia  Positiva;
  • Gerontopsicologia, envelhecimento e  resiliência;
  • Educação Sexual  e  Deficiência.

Últimas Publicações

  • Martins,   H.,  de  Melo,  F.R.L.V.,  Borges,  M.  L.,  &  Gonçalves,  T.  (in  press).  As  vozes  dos  estudantesuniversitários  com  deficiência  nas  instituições  públicas  de  ensino  superior  no  Brasil  e  em  Portugal  (2008  –2015). Revista  Iberoamericana  de  Educación  Superior;
  • Martins,   H.,  Borges,  M.  L.,  &  Gonçalves,  T.  (2017).  Attitudes  towards  inclusion  in  Higher  Education  in  a Portuguese  University. International  Journal  of  Inclusive  Education.  Doi:  10.1080/13603116.2017.1377299;
  • Borges,   L.,  Martins,  M.  H.,  Lucio-Villegas,  E.  &  Gonçalves,  T.  (2017).  Desafios  institucionais  à  inclusão  de estudantes  com  Necessidades  Educativas  Especiais  no  Ensino  Superior. Revista  Portuguesa  de  Educação  da Universidade  do  Minho,  30(2), 7-31,  Doi:  10.21814/rpe.10766;
  • Martins,   H.  &  Neto,  V.  C.  (2016).  Resilience  and  self-concept  of  competence  in  institutionalized  and  non-institutionalized  young  people.  Revista  Psicologia,  30(2),  61-76.  Doi:  10.17575/rpsicol.v30i2.1122;
  • Melo,   R.  V.  &  Martins,  M.  H.  (2016).  Legislação  para  estudantes  com  deficiência  no  ensino  superior  no  Brasil e  em  Portugal:  algumas  reflexões. Caminhando  para  uma  universidade  inclusiva? Acta  Scientiarum.Education,  Maringá,  38(3), 259-269. doi:  10.4025/  actasciedu.v38i3.30491;
  • Matos,  H.  Martins,  S.  N.  Jesus,  &  J.  Viseu  (2015).  Prevenção  da  violência  através  da  Resiliência  dos  alunos.Psicologia,  Saúde  &  Doenças,16(1). DOI: http://dx.doi.org/10.15309/15psd160105;
  • Freitas, ,  Martins,  M.  H.,  &  Davis,  D.  (2014).  Contributions  to  the  validation  of  the  Humility  Relational  Scale. Open  Science  Journal  of  Psychology, 1(1), 1-9  Published  online  December  20,  2013;  01/2014;  1(1  1):1-9.