Centro de Investigação em Psicologia

Bem vindos ao site do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa

Livros e Capítulos de Livros

2018

  • Gonçalves, G., Sousa, C., Pereira, M., Pinto, E., & Sousa, A. (2018). Sensation seeking and risk perception as predictors of physical and psychosocial safety behavior in risk and non-risk professions. In P. M. Arezes, J. S. Baptista, M. P. Barroso, P. Carneiro, P. Cordeiro, N. Costa, R. B. Melo, A. S. Miguel, G. Perestrelo (Eds.), OccupationalSafety and Hygiene VI. (pp. 85-89). London: Taylor & Francis Group. ISBN: 978-1-138-54203-7 (Hardback) and ISBN: 978-1-351-00888-4 (eBook) 
  • Magalhães, J. & Piteira, M.  “Emprego Público, GRH e Inovação – Entre a Teoria e a Prática” in “Inovação, Emprego e PoliticasPúblicas”. Lisboa: Edições Silabo, 2018, pp251-291 
  • Martins, A., & Martins, I., & Pereira, O. Unravelling hurdles to organizational sustainability by virtue of sharing and creating knowledge. In Mehdi Khosrow-Pour (Ed.) the upcoming book, Breaking Down Language and Cultural Barriers Through Contemporary Global Marketing Strategies. IGI Global publisher of the Business Science Reference
  • Martins, A., Martins, I., & Pereira, O. (2018) The path to humanisingthe economy by way of a holistic education. In Wang, Victor C. (Ed.) Handbook of Research on Program Development and Assessment Methodologies in K-20 Education Encyclopedia (pp. 179-219). IGI Global publisher of the Business Science Reference, doi: 10.4018/978-1-5225 3132-6.ch010, ISBN13: 9781522531326, ISBN10: 1522531327, EISBN13: 9781522531333 
  • Martins, A., Martins, I., & Pereira, O. A new perspective in competitiveness for business education: communities of practice – the crystal palace. In C. G. Maheshkarand V. Sharma (Ed.) the upcoming Handbook of Research on Cross Cultural Business Education, IGI Global publisher of the Business Science Reference 
  • Martins, A., Martins, I., & Pereira, O. Learning – performance relationship: a new holistic, dynamic and strategic organisational In L. dall’Acquaand D. Lukose (Ed.) the upcoming Book of Improving Business Performance through Effective Managerial Training Initiatives. IGI Global publisher of the Business Science Reference 
  • Nunes, O. (2018). Posfácio In RaíssaIntervenção Psicológica com Ludoterapia. Lisboa: PACTOR 
  • Nunes, O., Brites, R., Hipólito, J. (2018). Psicoterapia Centrada no Cliente.  In Psicoterapias, 1 – 416. Lisboa: PACTOR.
  • Pereira, O., Martins, A., & Martins, I. Service-learning: the essence of social inclusivity through transformational education. In ÇağlarDoğru (Ed.) the upcoming book Global Perspectives on Human Capital Intensive IGI Global publisher of the Business Science Reference 
  • Ramos, C., Sousa, A., Gonçalves, G., Cardoso, I., Calisto, M. L., Calisto, & Matos, N. (Eds.) (2018). Turismo e competitividade dos destinos turísticos. Faro: Universidade do Algarve. ISBN: 978-989-8859-33-4.
  • Simões, M.R., Alves, L., Baptista, L., Fonseca, M.S., Ferraz, A.M., & Almiro, P.A.(2018). Inteligência e personalidade pré-mórbidas: Questões em torno da sua avaliação. In M. Paulino, & L. Alho (Eds.), Comportamento criminal e avaliação forense (pp.61-87). Lisboa: Pactor 

 

2017

  • Almiro, P.A., Almeida, D., Ferraz, A.M., Ferreira, R., Silvestre, M.J., Perdiz, C., Dias, I.T., Gonçalves, S., Sousa, L.B., & Simões, M.R. (2017). Escala de Desejabilidade Social de 20 itens (EDS-20). In M.R. Simões, L.S. Almeida, & M.M. Gonçalves (Eds.), Psicologia forense: Instrumentos de avaliação(pp.335-352). Lisboa: Pactor. 
  • Almiro, P.A., Ferreira, M.I., Campos, R.L., Flórido, J., Ferreira, R., Pinheiro, E., Videira, V., Perdiz, C., Simões, J., & Simões, M.R. (2017). Instrumento de Avaliação da Saúde Mental de Jovens de Massachusetts – Versão 2 (MAYSI-2). In M.R. Simões, L.S. Almeida, & M.M. Gonçalves (Eds.), Psicologia forense: Instrumentos de avaliação(pp.269-286). Lisboa: Pactor. 
  • Duarte, A., Joaquim, N., & Nunes, C. (2017). Qualidade de vida e sobrecarga dos cuidadores informais dos utentes internados nas unidades de cuidados continuados do Algarve. In M.T. Ramiro Sánchez & T. Ramiro Sánchez (Comp.). Avances en Psicología Clínica. 2015 (pp. 300-309). Granada: Asociación Española de Psicología Conductual (AEPC). ISBN: 978-84-697-2782-9
  • Figueiredo, S. (2017). Learning Portuguese as a Second Language. ISBN: 978-3-319-55818-9 (Print) 978-3-319-55819-6 (Online). 10.1007/978-3-319-55819-6. © Springer International Publishing AG. Part of Springer Natur
  • Figueiredo, S. (2017). Learn a Second Language First. A Guide for L2 Research in
  • the Context of Languages Other than English. New York: Nova Science Publishers.
  • Gonçalves,  G.,  Brito,  F.,  Sousa,  C.,  Santos,  J.,  &  Sousa,  A.  (2017).  Workaholism  and burnout:  Antecedents  and  effects.  In  P.  Arezes,  J.  S.  Baptista,  M.  P.  Barroso,  P.  Carneiro,  P.  Cordeiro,  N.  Costa,  R.  B.  Melo,  A.  S.  Miguel,  G.  Perestrelo  (Eds.),  Occupational  Safety  and  Hygiene  V.  (pp.  53-57).  London:  Taylor  &  Francis  Group.  ISBN:  978-1-138-05761-6 
  • Gonçalves, G., Sousa, C., & Gomes, A. (2017). Treino de competências em investigação em ciências sociais.  Faro: Editora GC Learning[on line]  
  • Magalhães, J. “Segurança e Ergonomia e Gestão Administrativa de Recursos Humsnos” in “Gestão de Recursos Humanos – Modelos e Técnicas”, cap. 7 e cap.8. Lisboa: ISCSP, 2017, pp 243-280
  • Martins, C., Martins, H., & Nunes, C. (2017). Negative ageing stereotypes: Psychometric properties of a portugueseversion of CENVE. In M.T. Ramiro Sánchez & T. Ramiro Sánchez (Comp.). Avances en Psicología Clínica. 2015 (pp. 868-876). Granada: Asociación Española de Psicología Conductual (AEPC). ISBN: 978-84-697-2782-9 
  • Martins, A., Martins, I., & Pereira, O. (2017). Challenges enhancing social and organisational In Pablos, Patricia Ordóñez& Tennyson, Robert D. (Eds.) Handbook of research on human resources strategies for the new millennial workforce. (pp. 28-46). IGI Global publisher of the Business Science Reference, doi: 10.4018/978-1-5225-0948-6.ch002, ISBN 9781522509486 
  • Martins, A., Martins, I., & Pereira, O. (2017). Feedback and feedforward dynamics: nexus of organizational learning and leadership self-effıcacy. In Victor, C. X. Wang (Ed.) Encyclopedia of strategic leadership and management (pp. 207-232). IGI Global publisher of the Business Science Reference, doi: 10.4018/978-1-5225- 1049-9.ch016, ISBN 9781522510499
  • Martins, A., Martins, I., & Pereira, O. (2017). Embracing innovation and creativity through the capacity of unlearning. In de Pablos, Patricia Ordóñez& Tennyson, Robert (Eds.) Handbook of research on human resources strategies for the new millennial workforce (pp.128-147). IGI Global publisher of the Business Science Reference. doi: 10.4018/978-1-5225-0948-6.ch007, ISBN 9781522509486 
  • Nunes, O. (2017). A Psicoterapia. In Dicionário Comportamento e Saúde Mental. Porto: Pactor.
  • Simões, M.R., Almiro, P.A., Nunes, A.P., Cunha, C., Almeida, D., Domingues, A.F., Ferreira, S., Paiva, J., Dias, I.T., & Cruz, I. (2017). Escalade Validade de Sintomas – Versão 2 (EVS-2). In M.R. Simões, L.S. Almeida, & M.M. Gonçalves (Eds.), Psicologia forenseInstrumentos de avaliação (pp.417-435). Lisboa: Pactor. 
  • Simões, M.R.,Almiro, P.A., Mota, M., Oliveira, C.S., Maior, F.S., Cunha, C., Domingues, A.F., Pinho, J.I., Soares, D.M., Almeida, D., Barreto, M., Duarte, F., & Dias, I.T. (2017). Inventário Estruturado de Simulação de Sintomas (SIMS). In M.R. Simões, L.S. Almeida, & M.M. Gonçalves (Eds.), Psicologia forenseInstrumentos de avaliação (pp.397-415). Lisboa: Pactor. 
  • Simões, M.R., Sousa, L.B., Marques-Costa, C., & Almiro, P.A.(2017). Avaliação neuropsicológica em contextos forenses: Fundamentos, protocolos e instrumentos de avaliação. In F. Vieira, A.S. Cabral, & C.B. Saraiva (Eds.), Manual de psiquiatria forense (pp.373-410). Lisboa: Pactor 

 

2016

  • Brites, , Nunes, O., & Hipólito, J.(2016). Psychopathology and the Person Centred Perspective.  In The Person-Centred Counselling and Psychotherapy Handbook: Origins, Developments and Current Applications, ed. C. Lago & D. Charura, 91 – 101. ISBN: 978-0-33-526355-4. Berkshire, England: Open University Press. 
  • Figueiredo, S., Martins, M., & Silva, C. (2016). Resultados e erros decorrentes das práticas de ensino: performance desproporcional entre aprendentes de Português como Língua Segunda. In L. Gonçalves (Ed.), Português como língua estrangeira, de herança e materna: abordagens, contextos e práticas(pp. 155-173). American Organization of Teachers of Portuguese. 
  • Gonçalves, G., Nené, D., Sousa, C., Santos, J., & Sousa, A. (2016). The workaholism as an obstacle to safety and well-being in the workplace. In P. M. Arezes, J. S. Baptista, M. P. Barroso, P. Carneiro, P. Cordeiro, N. Costa, R. B. Melo, A. S. Miguel, G. Perestrelo (Eds.), Occupational Safety and Hygiene IV(pp. 81-85). London: Taylor & Francis Group.  
  • Jesus,  S.,  Viseu,  J.,  Lobo,  P.,  Ramos,  A.,  Branquinho,  D.,  Santos,  J.  V.,  Pereira,  J.,  Borralha,  S.,  &  Rus,  C.  (2016).  Validação  de uma  medida  de  saúde  organizacional  para  a  população  portuguesa.  In  M.  J.  Chambel  (Ed.),  Psicologia  da  Saúde  Ocupacional.  (pp.  45-69).Lisboa:  Editora  Pactor.  ISBN  978-989-693-051-6 
  • Magalhães, J. & Piteira, M. “ Aprendizagem” in “Fundamentos da Psicologia”, cap Lisboa: RH Editora, 2016, pp 169-192
  • Martins, A., Martins, I., & Pereira, O. (2016). Shift in paradigm– organizational values and performance. In Afolayan, Gbenga Emmanuel & Akinwale, Akeem Ayofe (Eds.) Global perspectives on development administration and cultural change (pp. 158 – 172). IGI Global publisher of the Business Science Reference, doi: 10.4018/978-1-5225-0629-4.ch007, ISBN 9781522506294 
  • Martins, I., Martins, A., & Pereira, O. (2016). Ontrust, knowledge sharing and innovation. In Mehdi Khosrow-Pour (Eds.) Business intelligence: concepts, methodologies, tools, and applications (pp. 1293-1313). Hershey, PA: Business Science doi:10.4018/978-1-4666-9562-7.ch064, ISBN 9781466695627 
  • Laneiro, T., & Ribeiro, L. (2016). Personalidade. In M. P. Lopes, P. J. Palma & A. Lopes(Coords.) Fundamentos de Psicologia. Lisboa, Portugal: Edições MGI. 
  • Pechorro, P., Jiménez, L., Nunes, C, & Hidalgo, V. (2016). El constructode psicopatía y su aplicación en niños y adolescentes. In C. Poiares, J. Urra, A. Martínez, & J.A. Echauri (Coord.), La psicología jurídica en Iberoamérica. Nuevos aportes de la psicología jurídica 2 (pp. 55-66). Madrid: Editorial EOS. ISBN: 978-84-9727-657-3 
  • Reis,  A.,  Nunes,  C.,  Lopes,  D.,  Gonçalves,  G.,  Giger,  J-C.,  Faísca,  L.,  &  Garrido,  M.  V.  (Orgs.)  (2016).  LivrodeResumos  do  IX  Simpósio  Nacional  de  Investigação  em  Psicologia.  Lisboa:  Associação  Portuguesa  de  Psicologia. 
  • Simões, M., Almiro, P.A., Caldeira, S., Vilar, M., Sousa, L.B., & Freitas, S. (2016). Avaliação neuropsicológica de pessoas mais velhas. In H. Firmino, M.R. Simões, & J. Cerejeira (Eds.), Saúde mental das pessoas mais velhas(pp.127-164). Lisboa: Lidel. 

 

2015

  • Almiro, P.A., & Simões, M.R. (2015). Estudo da versão portuguesa do EPQ-R: Uma aplicação do Modelo de Rasch. In H.F. Golino, C. Gomes, A. Amantes, & G. Coelho (Eds.), Psicometria contemporânea: Compreendendo os Modelos Rasch(pp.241-281). São Paulo: Editora Casa do Psicólogo/Pearson. 
  • Almiro, P.A., Marques-Costa, C., & Simões, M.R. (2015). Questionário de Personalidade de Eysenck– Forma Revista (EPQ-R). In M.R. Simões, I. Santana, & Grupo de Estudos de Envelhecimento Cerebral e Demência (Eds.), Escalas e testes na demência (3ª ed., pp.206-213). Porto Salvo: Novartis. 
  • Gonçalves, G., Fernandes, J., Pereira, I., & Nunes, L. (2015). Reputação e índices visuais na perceção de risco. In M. Aguilar-Luzón(Coord.), Avances de la psicología ambiental ante la promoción de la salud, el bienestar y la calidad de vida (p. 269). Granada: Editorial Técnica Avicam. ISBN: 978-84-943701-6-8.  
  • Gonçalves,  G.,  Gomes,  A.,  Giger,  J.-C.  (2015).  Gerir  estereótipos ao  longo  da  vida.  In  M.  Vizotto  &  J.  C.  R.Pires  de  Souza  (Orgs.)  Psicologia  clínica  e  da  saúde:  Confluência  de  áreas  do  conhecimento  psicológico.   
  • Gomes,  A.,  Santos,  J.,  Orgambídez,  A.,  &  Giger,  JC.  (2015).  Eu  uso,  ele  usa…  Nós  não usamos!  –Problemáticas  da  tomada  de  decisão  da  utilização  do  preservativo  em  jovens  adultos.  In  M.  Vizotto  &  J.  C.R.  Pires  de  Souza  (Orgs.)  Psicologia  clínica  e  da  saúde:  Confluência  de  áreas  do  conhecimento  psicológico.   
  • Fernandes, J., Gonçalves, G., Silva, S., & Bizarro, J. (2015). Perceção do Espaço, comportamentos e intensidade de uso dos espaços exteriores de um campus universitário Português. In M. C. Aguilar-Luzón(Coord.), Avances de la psicología ambiental ante la promoción de la salud, el bienestar y la calidad de vida (pp. 82- 83). Granada: Editorial Técnica Avicam. ISBN: 978-84-943701-6-8.  
  • Figueiredo, S., Martins, M., Silva, C. (2015). Building instruments to understand minds and cognition in europeanschools – Helping Portuguese immigrant students succeed. Intl. Conf. on Advances in Economics, Social Science and Human Behaviour Study, 34-38. Institute of Research Engineers and Doctors, USA. ISBN: 978-1-63248-041-5 doi: 10.15224/ 978-1-63248-041-5-60 
  • Figueiredo, S., Martins, M., & Silva, C. (2015). Assessment effectiveness for second language learners: predictors, reliability and discriminant profiles. In Z. Bekirogullari& M. Y. Minas (Eds.), The European Proceedings of Social & Behavioural Sciences (pp. 185-200). ISSN: 2357-1330. Nicosia: Future Academy. 
  • Gomes,  A.,  Santos,  J.,  Orgambídez-Ramos,  A.  &  Giger,  J.  C.  (2015).  Eu  uso,  ele  usa…  Nós  não usamos!  In  M.  Vizotto  &  J.  C.  R.  Pires  de  Sousa  (eds.),  Psicologia  Clínica  &  Saúde:  Confluência  entre  áreas  do  conhecimento  (pp-229-309).  São  Paulo:  Editora  Metodista.ISBN:  978-85-7814-304-6   
  • Gonçalves, G., Gomes, A., Giger, J.-C. (2015). Estereótipos: Geri-los ao longo da vida. In M. M. Vizotto& J. C. R. Pires de Souza (Orgs.) Psicologia clínica & saúde: Confluência entre áreas do conhecimento (pp. 73-97). São Paulo: Editora Metodista. ISBN: 978-85-7814-304-6 
  • Gonçalves, G., Fernandes, J., & Mateus, L. G. (2015). Antropomorfismo e identidade ao lugar do espaço escolar em função da avaliação estética. In M. C. Aguilar-Luzón(Coord.), Avances 
  • Lemos,  I.,  &  Nunes,  C.  (2015).  Resiliência  em Adolescentes  em  Risco  Psicossocial,  In  M.  M.  Vizzotto  &  J.C.  Pires  de  Souza  (Coords.).  Psicologia  Clínica  &  Saúde:  confluência  entre  áreas  do  conhecimento”,  III.1  (pp.  267-298).  São  Paulo:  Editora  Metodista.  ISBN  978-85-7814-304-6 
  • Macarenhas,  S.  A.  N.,  Freitas,  J.,  Martins,  M.  H.  &  Resende,  G.  C.  (2015).  Escala  de Humildade  Relacionalaplicada  a  Habitantes  do  Amazonas/Brasil-  Contributo  para  Validação.  pp.  317-324.  In  S.  N.  Mascarenhas(Coord.),  Em  busca  de  justiça  social,  cidadania,  democracia,  sustentabilidade  e  qualidade  de  vida  em  contextosamazônicos.  UFAM/CNPq/LAPESAM/São  Paulo:  Edições  Loyola  ISBN:  978-85-45-04164-0 
  • Magalhães, J. “A problemática do Burnoutna ótica laboral: breve revisão bibliográfica” in Revista Factores de Risco da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, “Burnout o meu problema tem um nome”, 2015, Ed 37, p. 18-23 
  • Martins, A., Lopes, A., Martins, I., & Petiz, O. (2015). Paths to success: leveraging culture, leadership, and learning strategies. In N. Erbe, & A. Normore(Eds.) Crosscultural collaboration and leadership in modern organizations (pp. 236-254). Hershey, PA: Business Science Reference. doi:10.4018/978-1-4666-8376-1.ch014. ISBN 978-1-4666-8377-8 (ebook). 
  • Martins,  C.,  Martins,  M.  H.,  & Nunes,  C.  (2015).  Negative  Ageing  Stereotypes:  Psychometric  Properties  of  aPortuguese  Version  of  CENVE,  in  Mª  Teresa  R.  Sánchez  y  Tamara  Ramiro  Sánchez  (Compiladores),  Avances  enPsicología  Clínica.  (868-876),  Associación  Espanola  de  Psicología  Conductual  (AEPC),  ISBN:  97884-697-2782-9 
  • Pochwatko,  G.,  &  Giger,  J-C.  (2015).  Cheating  in video  games  –  causes  and  some  consequences,  in  Kwiatkowska,  A.  Lukasik  (Eds.),  The  small  and  big  deceptions:in  psychology  and  evolutionary  sciencesperspective  (pp  97-118).  Age  Publishing.  Wydawnictwo  Uniwersytetu  Rzeszowskiego  Rzeszów.  ISBN978-83-7996-161-0 
  • Santos,  J.,  Gonçalves,  G.,  Orgambidez-Ramos,  A.  (2015).  Ética  e virtude  nas  organizações.  In  M.  Vizotto  &  J.  C.  R.  Pires  de  Souza  (Orgs.)  Psicologia  Clínica  e  da  Saúde:  Confluência  de  áreas  do  conhecimento  psicológico.  (pp.  121-135).  São  Paulo:  Editora  Metodista.  ISBN:  978-85-7814-304-6   
  • Trigueiros, L. & Gonçalves, G. (2015). Autoeficácia para o consumo de drogas: Diferenças entre consumidores e não consumidores. In A. Esteves, M. Antunes da Cunha, V. J. Sá, E. Panyik, F. Ponte, D. Monteiro, C. Silva, & S. Fernandes (Coord.). Dos riscos à criminalidade. Braga: Universidade Católica Portuguesa. ISBN: 978-989-95645-1-0Pág. 201-2012 

 

2014

  • Almiro, P.A., & Simões, M.R. (2014). Questionáriode Personalidade de Eysenck – Forma Revista (EPQ-R). In L.S. Almeida, M.R. Simões, & M.M. Gonçalves (Eds.), Instrumentos e contextos de avaliação psicológica – Vol. II (pp.211-229). Coimbra: Edições 
  • Brás,  M.,  &  Cruz,  J.  P.  (2014).  Mitos  e  falsas-crenças sobre  os  atos  [Myths  and  false-beliefs  about  suicidal  acts].  In  C.  B.  Saraiva,  B.  Peixoto  &  D.  Sampaio  (Eds.),  Suicídio  e  comportamentos  autolesivos  (pp.  493-504).  Lisboa:  LIDEL 
  • Brás,  M.,  Cruz,  J.  P.,  &  Saraiva,  C.  B.  (2014).  Estratégiasgerais  de  prevenção  dos  atos  [General  strategies  for  prevention  of  suicidal  acts].  In  C.  B.  Saraiva,  B.  Peixoto  &  D.  Sampaio  (Eds.),  Suicídio  e  comportamentos  autolesivos  (pp.  473-484).  Lisboa:  LIDEL.   
  • Brás,  M.,  &  Santos,  J.  C.  (2014).  Prevenção do  suicídio  em  meio  [Prevention  of  suicide  in  school  settings].  In  C.  B.  Saraiva,  B.  Peixoto  &  D.  Sampaio  (Eds.),  Suicídio  e  comportamentos  autolesivos  (pp.  485-492).  Lisboa:  LIDEL. 
  • Dutra, A., Nunes, C., Ayala-Nunes, L., & Lemos, I. (2014). Social skills, negative life events and school adaptation in adolescents in an educational and training integrated program. In F. Veiga (Coord.), Students’ engagement in school: International perspectives of psychology and education (pp. 866-877). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-98314-8-3.
  • Gonçalves, C, Gonçalves, G. & Sequeira, L. (2014). A profissão de TOC: Enquadramento normativo. Lisboa: Vida Económica
  • Gonçalves, G., Santos, J. V., Orgambidez-Ramos, A., Borrego-Alés, Y. (2014). Ideologia de género e tomada de decisão: Antecedentes e efeitos do conflito. In AVANCES EN PSICOLOGÍA DE LA SALUD, 2014. Granada: AsociaciónEspañola de Psicología Conductual. ISBN: 978-84-608-1641-6 
  • Hipólito, J.; Nunes, O.; Brites, .2014. Working with Diagnosis and within Psychiatric Settings. About Diagnosis – C. Rogers: Evolution and Paradigm Shift. .  In The therapeutic relationship handbook: Theory and Practice., ed. D. Charura & S. Paul (Eds.) , 25 – 46. ISBN: 9780335264827. England: Open University Press. 
  • Magalhães, J. & Faria, “Stressee Resiliência – Como transformar adversidades em respostas positivas in “Psicologia para Não Psicólogos – A gestão à luz da psicologia”, cap 7. Lisboa: RH Editora, 2014, pp 159-178 
  • Martins, I., Martins, A., & Pereira, O. P. (2014). On trust, knowledge sharing and ınnovation. In P. Ordóñezde Pablos, & R. Tennyson (Eds.) Strategic approaches for human capital management and development in a turbulent economy (pp. 144-165). Hershey, PA: Business Science Reference. doi:10.4018/978-1-4666-4530-1.ch010, ISBN 9781466645301 
  • Mendoza, M. I., Orgambídez-Ramos, A., Borrego, Y., Gonçalves, G., & Santos, J. (2014). Adaptaciónal español del cuestionario de Condiciones de Efectividad en el Trabajo (CWEQII). 
  • Pires, M. T., Hipólito, J., & Jesus, S. N. (2014). Children´s Stress Symptoms: A Between-Group Comparison. In K. Kaniasty, K. Moore, S. Howard & P. Buchwald (Eds.). Stress and anxiety: applications to social and environmental threats, psychological well-being, occupational challenges, and developmental psychology (pp. 271-281).  Berlin: Logos Verlag. ISBN 978-3-8325-3720-3
  • Ribeiro, T., Ayala-Nunes, L., Nunes, C., & Lemos, I. (2014). Social skills of Portuguese immigrant and native adolescentes. In F. Veiga (Coord.), Students’ engagement in school: International perspectives of psychology and education (pp. 524-534). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-98314-8.