Centro de Investigação em Psicologia

Bem vindos ao site do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa

Comunicações Orais

Comunicações Orais

2018

  • Almiro, P.A. (2018). How can intelligence and personality predict well-being and success?. Comunicación presentada en el IV Congreso Internacional en Contextos Clínicos y de la Salud, Grupo de Investigación “Intervención Psicológica y Médica a lo Largo del Ciclo Vital”, Universidad de Almería, 8-9 Marzo, Murcía (España).
  • Almiro, P.A. (2018). Problemas e dificuldades em avaliação psicológica e no uso dos testes em Portugal. Comunicação apresentada no 4º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses “Psicologia na Prevenção e Promoção do Desenvolvimento das Pessoas, Coesão Social e Crescimento Económico”, Braga (Portugal). (Simpósio, Avaliação Psicológica: Atitudes e práticas das/os psicólogas/os sobre o uso dos testes psicológicos: Dados portugueses de um projeto internacional; L. S. Almeida & M. R. Simões)
  • Almeida, L.S., Simões, M.R., Almiro, P.A., & Seabra-Santos, M.J. (2018). Práticas de avaliação psicológica em Portugal: Resultados gerais de inquérito realizado sobre a utilização de testes e outros instrumentos. Comunicação apresentada no 10º Congresso Iberoamericano de Diagnóstico e Avaliação Psicológica, Asociación Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación Psicológica (AIDEP) / Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica (AIDAP) Coimbra (Portugal).
  • Brandão, T., Bernardes, S., Goubert, L., & Ruddere, L. (2018). Efeitos do estatuto socioeconómico de um paciente nos julgamentos de dor: Um estudo experimental. Comunicação oral apresentada no 12º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, Lisboa, Portugal.
  • Brandão, T., Schulz, M., & Matos, P. M. (2018). Vinculação e adaptação ao cancro da mama: Papel mediador dos processos de inibição emocional. In Sónia Bernardes, Relações sociais e adaptação a doenças crónicas: Desenvolvimentos recentes. Simpósio no 12º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, Lisboa, Portugal.
  • Campos, L., Brandão, T., Bernardes, S., Goubert, L., & DeRuddere, L. (2018). Contextualizing the effects of patient social status on nurses’ pain assessment and management practices. In Sónia Bernardes, Disparities in pain care: Psychosocial accounts and implications for practice and policy. 32nd Annual Conference of the European Health Psychology Society, Galway, Ireland.
  • Faria, Carina L; Silva, Filipa J.; Brites, Rute S. R. (2018) Intervenção Psicológia em Contexto Clínico,4º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses,Braga.
  • Figueiredo, S., Enes Silveira, P., Wandilson A., Mateus, K., & Araújo, S. (2018). Tecnologia aplicada ao ensino de Língua Segunda e Língua Estrangeira: jogos didáticos em versão de aplicação móvel para Português Europeu. 3ª Conferência techLING’2018, Portugal.
  • Figueiredo, S., Hipólito, J., & Tomás, C. (2018). Investigação do efeito de sincronia: a relação entre cronótipo e horários de desempenho cognitivo da criança portuguesa. 12.º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, Lisboa, Portugal.
  • Figueiredo, S., Hipólito, J., Rocha, C., & Nunes, O. (2018). Sono e vigília determinados pela imigração e latitude: comportamentos diferenciados e horários de tarefas. XI CONGRESO INTERNACIONAL y XVI NACIONAL de PSICOLOGÍA CLÍNICA, Granada, Espanha.
  • Gomes,   (2018).  Mindfulness,  metodologia  de  intervenção  em  crianças  com  PHDA.  Implicações  em  contexto  interpessoal.  4º  Congresso  da  Ordem  dos  Psicólogos  Portugueses.  Braga.  Portugal.
  • Gomes,   M.  (2018).  Relação  entre  a  qualidade  do  sono  e  comportamentos  indicadores  de  PHDA  em  crianças  de  idade  escolar.1º  Congresso  Nacional  de  PHDA,  As  múltiplas  faces  da  PHDA͟.  Coimbra.  Portugal.
  • Gomes,   M.,  Figueiredo,  S.,  Silva,  B.,  Ferreira,  E.,  Castro  Caldas,  A.  &  Cercatti,  J.  (2018).  Quality  of  infant  sleep,  electronic  devices  and  bullying  behaviors  in  schools.  9th  ICEEPSY  the  International  Conference  on  Education  and  Educational  Psychology.  Athens, Greece.
  • Gomes, ,  Brandão,  T.,  Silva,  B.  &  Ferreira,  E.  (2018).  Bullying,  rendimento  escolar  e  comportamento  em  crianças  do  1º  ciclo.  4º  Congresso  da  Ordem  dos  Psicólogos  Portugueses.  Braga.  Portugal.
  • Simões, M.R., Almeida, L.S., Seabra-Santos, M.J., & Almiro, P.A. (2018, ). Testes e outros instrumentos mais utilizados por psicólogos na avaliação de adultos idosos: Dados portugueses de um projeto internacional. Comunicação apresentada na 32ª Reunião do Grupo de Estudos de Envelhecimento Cerebral e Demências (GEECD), Lisboa (Portugal).
  • Tavares, R., Brandão, T., & Matos, P. M. (2018). Developing a group intervention program for mothers with breast cancer: A participatory methodology. Poster presented at the 2018 MASCC/ISOO Annual Meeting, Vienna.

 

2017

  • Ayala-Nunes, L., Nunes, C., Martins, C., Matos, F., & Costa, F. (2017). Apoyo Social Percibido por los Padres y Ajuste Psicológico Infantil. [Parents’ Perceived Social Support and Children’s Psychological Adjustment]. M. P. Bermúdez Sánchez, et al. (Eds.). 5th International Congress of Educational Sciences and Development.
  • Braz, N., Pereira, E., Mateus, M. P., Pais, S., Gonçalves, G. (2017). Eating behaviours and physical activity: Practices and Social dynamics, in Symposium: Ageing and Quality Life, no II International Congress: Interdisciplinarity in Social and Human Sciences, Research Centre for Spatial and Organizational Dynamics (CIEO), Faculdade de Economia, Gambelas, Faro.
  • Brites, R., Pires, M., Nunes, O., & Hipólito, J. (2017). Testing Dyadic Coping, Marital Adjustment and Anxiety as moderators of Fathers Pre-Natal Attachment. EHPS 2017 Padova.
  • Carracinha, Gonçalves, G., Heguaburo, N., Fernandes. Tempo quente, amor ardente: Efeitos do ambiente térmico na formação de impressões e atração interpessoal. In XIV Congresso de Psicologia Ambiental – Espaços e Comportamento Humano: Do Local ao Global, Universidade de Évora, Évora.
  • Costa, E., Matos, F., Martins, C., Ayala-Nunes, L., & Nunes, C. (2017). Estilos E Práticas Educativas. Será o Nível Educativo das Mães Importante?. [Educational Styles and Practices. Is Mothers Educational Level Important]. M. P. Bermúdez Sánchez, et al. (Eds.). 5th International Congress of Educational Sciences and Development. Santander (Spain): Universidad de Granada.
  • Faísca, L., Inácio, F., Santos, J., Gomes, A., Reis, A., & Martins, A.T. (2017). Behavioural Data from a Set of Moral Dilemmas with different Emotion Arousal and Valence. Poster communication. II Annual Meeting of Master in Emotion Psychology – Emotion and Health, Mid Sweden University, Suécia.
  • Ferraro, T., Pais, L., dos Santos, N. R., & Moreira, J. M. (2017). Historical Milestones of Decent Work. International Conference: Counseling and Support “Decent Work, Equity and Inclusion: Passwords for the Present and the Future”, Padova, Italy.
  • Ferraro, T., dos Santos, N. R., Pais, L., & Moreira, J. M. (2017). Decent Work and Work Motivation in Lawyers: sharing empirical data and reflections. International Conference: Counseling and Support “Decent Work, Equity and Inclusion: Passwords for the Present and the Future”, Padova, Italy.
  • Ferraro, T., dos Santos, N. R., Pais, L., & Moreira, J. M. (2017). Decent Work, Work Motivation, Work Engagement and Burnout in Physicians: reflections from empirical data. International Conference: Counseling and Support “Decent Work, Equity and Inclusion: Passwords for the Present and the Future”, Padova, Italy.
  • Ferraro, T., Pais, L., dos Santos, N. R., & Moreira, J. M. (2017). The Decent Work Questionnaire (DWQ): A psychometric measure of workers’ perceptions. 14th European Conference on Psychological Assessment, Lisbon.
  • Figueiredo S., Pereira, A., Oliveira, A., Brito, I., Jones, I., Moreira, J., Silva, M., Paraíba, M., Silva, M., & Pinho, T. (2017). Educational Challenges: Cultural Behaviours, Psychopathology and Psychological Intervention. International Conference on Social Science, Arts, Business and Education New York, USA.
  • Figueiredo, S., Alves Martins, M., & Silva, C. (2017). Cognitive systems evolution: immigrant last generations and cognitive mapping. International Conference on Science, Social Science and Economics (IC3SE), Jerusalem, Israel.
  • Figueiredo, S., Alves Martins, M., & Silva, C. (2017). Pressuposto científico revisitado: aprendizagem diferenciada de acordo com o tipo de escolas e não de acordo com as minorias linguísticas. VI Encontro Mundial do Ensino do Português (EMEP), Miami, EUA.
  • Figueiredo, S., Alves Martins, M., & Silva, C. (2017). Sociality and Culture explaining academic and cognitive differences of immigrants: the Chinese emigrant students. International Conference of Sociality and Humanities, Hong Kong, China.
  • Figueiredo, S., Martins, M., Silva, C., & Nunes, O. (2017). School Culture and Immigrant Students: Resources and Achievement Differences. International Conference on Social Science, Arts, Business and Education, 2017, New York, USA
  • Giger, J-C., Moura, D., Almeida, N. & Piçarra, N. (2017). Attitudes towards social robots: The role of belief in human nature uniqueness, religiousness and taste for science fiction. 2nd international congress on interdisciplinarity in social and human sciences, 11 e 12 de maio de 2017, University of Algarve, Faro, Portugal.
  • Gomes,   M.  &  Castro  Caldas,  A.  (2017).  Child  perception  about  sleep  quality  and  comparison  as  the  effective  quality  of  sleep.  Congresso  de  Enfermagem  em  Saúde  Mental  –VIII  Congresso  Internacional  da  Sociedade  Portuguesa  de  Enfermagem  de  Saúde  Mental,  este  ano  subordinado  ao  tema  “A  Saúde  Mental  ao  longo  do  Ciclo  Vital”.  Leiria.  Portugal.
  • Gomes, ,  A.,  Ferreira,  E.,  Silva,  B.  &  Castro  Caldas,  A.  (2017).  Relation  Between  Bullying  Behaviors  and  Sleep  Quality  in  School  Age  children.  ICEEPSY  The  Internacional  Conference  on  Education  and  Educational  Psychology.  Porto.  Portugal.
  • Gomes, ,  A.,  Figueiredo,  S.,  Rocha,  C.,  Ferreira,  E.,  Silva,  B.,  Castro  Caldas,  A.  (2017).  Sleep  quality  and  chronotype  of  portuguese  school-aged  children.  ICEEPSY  The  Internacional  Conference  on  Education  and  Educational  Psychology.  Porto.  Portugal.
  • Gomes, M., A., Figueiredo, S., Rocha, C., Ferreira, E., Silva, B., & Castro Caldas, A. (2017). Sleep Quality and Chronotype of Portuguese School-aged Children. International Conference on Education and Educational Psychology, Porto, Portugal.
  • Gonçalves, G. (2017) Velhos são os trapos, no Viver Bem, Envelhecer Melhor: Jornadas Envelhecimento Saudável, organizado pela Universidade do Algarve e CENIE (Centro Internacional Sobre o Envelhecimento), Universidade do Algarve, Faro.
  • Gonçalves, G. (2017). A idade ao espelho, no Viver Bem, Envelhecer Melhor: Jornadas Envelhecimento Saudável, organizado pela Universidade do Algarve e CENIE (Centro Internacional Sobre o Envelhecimento), Universidade do Algarve, Faro.
  • Gonçalves, G., Cátia Sousa, Sousa, A., & Santos, J. (2017). A culpa trabalho-família: a influência do género e da parentalidade / The work-family guilt: the influence of gender and parenting, no International Symposium on Occupational Safety and Hygiene, Universidade do Minho e Sociedade Portuguesa de Segurança e Higiene
  • Gonçalves, G., Sousa, A., Pinto, E., Sousa, C., Santos, J. (2017). Personality, risk perception and safety behaviors in professional activities of high risk of accident, no II International Congress: Interdisciplinarity in Social and Human Sciences, Research Centre for Spatial and Organizational Dynamics (CIEO), Faculdade de Economia, Gambelas, Faro.
  • Gonçalves, G., Sousa, C., Sousa, A., & Santos, J. (2017). A culpa trabalho-família: a influência do género e da parentalidade / The work-family guilt: the influence of gender and parenting, no International Symposium on Occupational Safety and Hygiene, Universidade do Minho e Sociedade Portuguesa de Segurança e Higiene.
  • Guerreiro, G., Gonçalves, G., & Fernandes, J. (2017) – Influence of natural elements in Portuguese school outside spaces in children’s behavior. In Landscape and Life: International Conference, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
  • Heredia, A., Hipólito, J., Nunes, O., Ribeiro, L., & Laneiro, T. /2017). Estratégias de Markteting na Fast-food suas Repercussões na Obsedidade Infantil,II International Congress on Interdisciplinatity in Social and Human Sciences,Faro,.
  • Janeiro, L., Metelo, T., Faísca, L., & Ribeiro, E. (2017). Development of Therapeutic Alliance and Outcomes (Drop-out) from the Perspective of Drug Users undergoing Treatment in a Therapeutic Community, Lisbon, Second European Conference on Addictive Behaviours and Dependencies.
  • Kuschel, K., Sousa, C., Gonçalves, G., Shabir, S. (2017). Women entrepreneur’s work-family guilt: Evidence from Portugal and India, in Simposio “Work family and entrepreneurship”, VII International Conference of Work and Family, IESE Business School, Barcelona, Spain.
  • Laneiro, T., Nunes, O., Nitzsche, M., Ribeiro, L., Jesus, S., & Hipólito, J. (2017). CREScENT – Civility, RESpect and work ENgagement: Promoting quality interpersonal relationships at work,II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences, Faro.
  • Martins, C., & Figueiredo, M. (2017). The Use of Milage Learn+ APP for Computer Programming Learning: A Preliminary Study Concerning Self-Determination Variables. Presented in the II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences. University of Algarve..
  • Martins, C., Ayala-Nunes, L., Nunes, C., Pechorro, P., Costa, E., & Matos, F. (2017). Análise Confirmatória da Versão Reduzida do Questionário de Estilos e Dimensões Parentais. [Confirmatory Analysis of the Short Version of Parental and Styles Dimensions Questionnaire]. M. P. Bermúdez Sánchez, et al. (Eds.). 5th International
  • Martins, C., Graça, A., Estêvão, D., Martins, A., Arco, J., Madeira, E., Marques, M.G., Rafael, M.G., Sousa, N., & Andrade, R. (2017). Engaging Volunteering at University of Algarve: Motivations and Expectations. Presented in the II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences. University of Algarve.
  • Martins, C., Jesus, S.N., & Silva, J.T. (2017). Satisfacción, engagement y compromiso organizacional en el voluntariado: análisis de su capacidad de predicción de la intención de permanencia en una muestra de voluntarios portugueses. [Satisfaction, engagement and organizational commitment in volunteering: analysis of their ability to predict the intention to remain in a sample of Portuguese volunteers]. III Congreso Nacional de Psicología. Oviedo (Spain): Consejo General de la Psicología de España.
  • Martins, C., Jesus, S.N., & Silva, J.T. (2017). Volunteering an integrated strategy against social exclusion. II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences. University of Algarve (Portugal).
  • Martins, M. H., (2017). ” Family resilience: Psychometric properties of ^Prtuguese version of FRAS”, apresentada no II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences, na Universidade do Algarve.
  • Martins, M. H., & Borges, M. L., (2017). ” Inclusão no Ensino Superior e os Direitos dos Estudantes com Deficiência – Um olhar dos Estudantes”, no II Encontro do ODDH, Deficiência, Cidadania e Inovação Social, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.
  • Martins, M. H., & Borges, M. L., (2017). “Attitudes towards inclusion in Higher Education in a Portuguese University”, no I Congrés Internacional sobre Universidad y Inclusión, em Barcelona.
  • Martins, M. H., Borges, M. L., & De Melo, F. R. L. V. (2017). Las voces de los estudiantes universitários com discapacidad en las instituciones públicas de ensenanza superior en Brazi y Portugal”, no I Congrés Internacional sobre Universidad y Inclusión, em Barcelona.
  • Martins, M. H., Borges, M. L., & Gonçalves, T. (2017). Comunicação intitulada “Atitudes face à Inclusão no Ensino Superior numa Universidade Portuguesa, no III Seminário do GAENEE Caminhar para um Ensino Inclusivo: Políticas, Práticas e Desafios!” na Universidade do Algarve
  • Martins, M. H., De Melo, F. R. V., Borges, M L., & Gonçalves, T. (2017). ” The voices of University Students with disabilities!”, apresentada no II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences, na Universidade do Algarve.
  • Matos, F., Costa, E., Martins, C., Ayala-Nunes, L., & Nunes, C. (2017). Como Vivem as Crianças em Albufeira? Hábitos de Vida, Alimentação e Saúde. [How do children live in Albufeira? Life, Food and Health Habits]. M. P. Bermúdez Sánchez, et al. (Eds.). 5th International Congress of Educational Sciences and Development.
  • Neves, J, & Giger, J. C. (2017). From attraction to aversion – social representations of four different animals. 2nd international congress on interdisciplinarity in social and human sciences, University of Algarve, Faro, Portugal.
  • Neves, J, & Giger, J. C. (2017). Increasing shark communality to enhance shark preservation. 2nd international congress on interdisciplinarity in social and human sciences, University of Algarve, Faro, Portugal.
  • Neves, J, & Giger, J.C. (2017). “Here be dragons! – uncovering stereotypes and attitudes toward crocodiles, turtles, dolphins and sharks”, National Marine Educators Conference, Charleston, USA.
  • Neves, J, & Giger, J.C. (2017). “There is more than meets the eye – Visitors’ stereotypes and attitudes toward dolphins”, 45º Symposium of the European Association for Aquatic Mammals, Genova, Switzerland. (Award: Best Student Presentation Award).
  • Neves, J, & Giger, J.C. (2017). “What if pink is for the boys and blue is for the girls? How stereotyping may help Conservation messaging”. European Zoo Educators (EZE) Conference, March 13th -16th 2017, Paris, France.
  • Pedro, J., Brandão, T., Schmidt, L., Costa, M. e., & Martins, M. V. (2017). What do people know about fertility and infertility risk factors? A systematic review on fertility knowledge (FK) levels and associated factors. Comunicação apresentada no 33rd Annual Meeting of the European Society of Human Reproduction and Embryology, Geneva, Switzerland. [Abstract] Human Reproduction, 32, S1, i1-i539. Doi: 10.1093/humrep/32.Supplement_1.1
  • Piçarra, N., & Giger, J-C. (2017). “Who wants to work with social robots? Using the theory of reasoned action and the theory of planned behavior to predict intention to work with social robots”. 2nd international congress on interdisciplinarity in social and human sciences, University of Algarve, Faro, Portugal.
  • Piçarra, N., & Giger, J-C. (2017). Working with social robots. An exploratory study through the lenses of the technology acceptance model (TAM). 2nd international congress on interdisciplinarity in social and human sciences, University of Algarve, Faro, Portugal.
  • Pires, N., Janeiro, L., Horvath, A., Azevedo, H., & Ribeiro, E. (2017). How therapeutic collaboration is associated with alliance development in early phase of Narrative and Cognitive Behaviour therapies. Santiago de Compostela. X Congresso Internacional & XV Nacional de Psicologia Clinica.
  • Ribeiro, L., Nitzsche, M., Hipólito, J., Queiroz, S., Jesus, S., & Laneiro, T. (2017). Workplace incivility and burnout among Portuguese healthcare professionals.4ª Conferência Internacional de Investigação em Enfermagem, Lisboa.Santander (Spain): Universidad de Granada.

 

2016

  • Almeida, S., Nunes, C., Fuertes, M., Gider, J-C., Mendonça, S., & Silva L. (2016). Disponibilidade emocional na díade adotiva e memórias parentais da infância. [Emotional availability in adoptive dyad and parental memories of childhood]. 4th International Congress of Educational Sciences and Development.
  • Almeida, V., Lemos, I. & Janeiro, L. (2016). Psychodrama Group and Theatrical Improvisation: Research Project about Efficacy in Individuals with Depression. Interdisciplinarity in Social and Human Sciences, University of Algarve, Faro.
  • Arco, J., Martins, C., Estêvão, D., Martins, A.I., Madeira, E., Marques, M.G., Rafael, M.G., Sousa, N., & Andrade, R. (2016). The role of Volunteering in Higher Education: Bridging and Bonding Academic and Work Experiences. Presented in the International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences. University of Algarve.
  • Beldade, J., Fernandes, J., Gonçalves, G., & Durão, M. J. (2016). Relação com o espaço, saúde mental e bem-estar em ambientes isolados, confinados e extremos, no XI Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, ISCTE-IUL, Lisboa.
  • Bizarro, J., Gonçalves, G., Silva, C., Silva, P., Santos, P., Fernandes, J. (2016). Onde estão as árvores? Análise exploratória de mapas mentais de um Campus universitário, no IX Simpósio de Investigação em Psicologia, organizado pela Associação Portuguesa de Psicologia e o Departamento de Psicologia e Ciências da Educação (UAlg), Universidade do Algarve, Gambelas, Faro.
  • Borges, M.L., Martins. M.H., Martins, C., Neves, M.C., Martins, A.I., Laginha, F., Antunes, A., Lamarão, H., Rafael, M.G., & Luísa, M. (2016). Support Office for Students with SEM at the University of Algarve: Past, present and future! Presented in the International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences. University of Algarve.
  • Brandão, T., Matias, M., Ferreira, T., Vieira, J., Schulz, M.S., & Matos, P.M. (2016). Attachment, emotion regulation, and well-being in couples: A dyadic approach. In Hiroshi Ashida (Chair), Emotion, Cognition, and Health: Integrating Empirical Evidence. Simpósio no 31st International Congress of Psychology, Yokohama, Japan. [Abstract] International Journal of Psychology, 51, S1, 266-294. Doi: 10.1002/ijop.12304 (p.274)
  • Brandão, T., Pedro, J., Nunes, N., Veloso, M.M., Costa, E., & Matos, P.M. (2016). Preditores da satisfação conjugal no cancro da mama: Uma revisão. Comunicação apresentada no 11º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, Lisboa, Portugal.
  • Brandão, T., Schulz, M. S., & Matos, P. M. (2016). Questionário de Regulação Emocional: Avaliação psicométrica e teoria de resposta ao item em mulheres com cancro. Comunicação apresentada no IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Algarve, Portugal.
  • Brandão, T., Schulz, M. S., & Matos, P. M. (2016). Adaptação psicológica ao cancro da mama: Revisão sistemática de estudos longitudinais. In Paula Mena Matos & Célia Sales, Conhecer e intervir no cancro da mama: A adaptação psicológica como pano de fundo. Simpósio no IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Algarve, Portugal.
  • Brandão, T., Tavares, R., Schulz, M. S., & Matos, P. M. (2016). Experiences of breast cancer patients and helpful processes in SEGT: A qualitative study. Comunicação apresentada no 31st International Congress of Psychology, Yokohama, Japan. [Abstract] International Journal of Psychology, 51, S1, 266-294. Doi: 10.1002/ijop.12304 (p.274)
  • Cardoso, I., Andraz, G., Gonçalves, G., Gonçalves, C., & Santana Fernandes (2016). Competência ética na tomada de decisão em estudantes de gestão: Estudo exploratório, no Forum on Management Global Industries: The Role of Hospitality and Tourism, organizado pela Escola Superior de hotelaria e Turismo do Estoril, Compostela (Espanha).
  • Domingues, R., Fernandes, J., Cabral, M., & Gonçalves, G. (2016). A estrutura das atitudes ambientais na população portuguesa, no IX Simpósio de Investigação em Psicologia, organizado pela Associação Portuguesa de Psicologia e o Departamento de Psicologia e Ciências da Educação (UAlg), Universidade do Algarve, Gambelas, Faro.
  • Domingues, R., Fernandes, J., Cabral, M., Gonçalves, G. (2016). Adaptation and evaluation of the Portuguese version of the Environmental Attitudes Inventory, no International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences, Research Centre for Spatial and Organizational Dynamics (CIEO), Faculdade de Economia, Gambelas, Faro.
  • Dos Santos, N. R., Pais, L., & Ferraro, T. (2016). Psychological approach to Decent Work: Its measure and managerial implications. Hong Kong International Conference on Education, Psychology and Society, Hong Kong.
  • Fernandes, J., Gonçalves, G., & Amílcar Duarte (2016). Sustentabilidade ambiental e humana da produção de alimentos: Uma análise comparativa entre agricultura biológica e convencional, no IV Colóquio Nacional de Horticultura Biológica, Associação Portuguesa de Horticultura e Universidade do Algarve, Faro.
  • Ferreira,   &  Gomes,  A.  M.  (2016)  Crianças  e  Bullying:  diferenças  entre  géneros  e  estatuto  socioeconómico  das  famílias.  3º  Congresso  da  Ordem  dos  Psicólogos  Portugueses.  Porto,  Portugal.
  • Figueiredo, S., Alves Martins, M., & Silva, C. (2016). Outcomes and Errors of Teaching Practices: Disproportionate Performance Among Learners in Portuguese as a Second Language. V EMEP, University of Berkeley, California, USA.
  • Figueiredo, S., Alves Martins, M., Silva, C. (2016). Modern languages and Modern Learners: different scores among Asian immigrant minorities for academic and language skills development. International Conference on Modern Languages, Teaching and Education, Malásia.
  • Figueiredo, S., Alves Martins, M., Silva, C., & Nunes, O. (2016). The Big Four Skills: Teachers’ Assumptions on Measurement of Cognition and Academic Skills for Non-Native Students. 4th Annual International Conference on Cognitive – Social, and Behavioural Sciences (icCSBs), Chipre.
  • Figueiredo, S., Alves Martins, M., Silva, C., & Simões, C. (2016). How Teachers’ Perceptions Affect the Academic and Language Assessment of Immigrant Children. 4th Annual International Conference on Cognitive – Social, and Behavioural Sciences (icCSBs), Chipre.
  • Freitas, J., & Martins, M. H. (2016). Humility and Hope as Protective Factors of resilience in human praxis!, apresentada no International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences, na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.
  • Giger, J.C, & Piçarra, N. (2016). Death anxiety and valorization of technology as predictors of the attitudes towards social robots. 1st international congress on interdisciplinarity in social and human sciences, Universidade do Algarve, Faro, Portugal.
  • Giger, J.C, & Piçarra, N. (2016). Exploration of layperson’s social representation of robot in a Portuguese sample. 1st international congress on interdisciplinarity in social and human sciences, Universidade do Algarve, Faro, Portugal.
  • Giger, J.C, Piçarra, N., & Pochwatko, G. (2016). “You can cry, but you never will be human, You Mecha!”: Elaboration and Validation of the Beliefs in Human Nature Uniqueness Scale, and its associations with perception of social robots. IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (SNIP), Universidade do Algarve, Faro, Portugal.
  • Gomes,   M.  (2016).  Estudo  da  relação  entre  características  do  sono,  bullying  desempenho  académico  e  comportamento  em  sala  de  aula  em  crianças  de  idade  escolar.  3º  Congresso  da  Ordem  dos  Psicólogos  Portugueses.  Porto,  Portugal.
  • Gomes,  M.  (2016).  Mindfulness  como  metodologia  de  intervenção  em  Crianças  de  idade  escolar  com  Perturbação  de  Hiperatividade  e  Défice  de  Atenção  (PHDA).  Implicações  em  meio  escolar.  3º  Congresso  da  Ordem  dos  Psicólogos  Portugueses.  Porto,  Portugal.
  • Gomes, M.  (2016).  Mindfulness  como  metodologia  de  intervenção  em  Crianças  de  idade  escolar  com  Perturbação  de  Hiperatividade  e  Défice  de  Atenção  (PHDA).  Implicações  em  meio  escolar.  II  Congresso  Internacional  Envolvimento  dos  Alunos  na  Escola:  Perspetivas  da  Psicologia  e  Educação.  Lisboa:  Instituto de  Educação  da  Universidade  de  Lisboa,  Portugal.
  • Gonçalves, G., Sousa, C., Monteiro, I., & Vieira dos Santos, J. (2016). Contributos para a adaptação para a população portuguesa da Escala de Engagement Cívico (Doolitle, & Faul, 2013), no IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, UALG, Faro.
  • Gonçalves, G., Sousa, C., Monteiro, I., Henriques, C., Formozinho, M., & Santos, J. V. (2016). Contributos para a adaptação para a população Portuguesa da Escala de Engagement Cívico (Doolitle, & Faul, 2013), no IX Simpósio de Investigação em Psicologia, organizado pela Associação Portuguesa de Psicologia e o Departamento de Psicologia e Ciências da Educação (UAlg), Universidade do Algarve, Gambelas, Faro.
  • Hipólito, J., Nunes, O., Brites, R., Laneiro, T., Correia, A., & Anunciação, C. (2016). A Perturbação de Stresse Pós-Traumático em Portugal: Relação com Estima de Si e Coping, 9º Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Faro.
  • Horchak, O. V., Vaz Garrido, M., & Giger, J.C (2016). Action Contribution to Competence judgments: the use of the journey Schema. XI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE), ISCTE, Lisbon, Portugal.
  • Horchak, O. V., Vaz Garrido, M., & Giger, J.C. (2016). The Embodiment of Competence as Forward Movements: The Use of the Goal-as-Journey Metaphor. European Social Cognition Network Conference (ESCON), Lisbon, Portugal.
  • Martinho, S. & Lemos, I. (2016). Adversidade psicossocial, resiliência e qualidade de vida em adolescentes portugueses: um estudo comparativo entre nativos e imigrantes. Interdisciplinarity in Social and Human Sciences, University of Algarve, Faro.
  • Martins, M. H. (2016). Comunicação no Encontro Estudantes com NEE no Ensino Superior: da utopia à realidade, intitulada Inclusão do Estudante com NEE na Universidade do Algarve, no Auditório da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Beja.
  • Martins, M. H. (2016). Resiliência e stresse em pais com filhos com Perturbações do Espectro do Autismo, apresentada no IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, nos dias 30 de junho e 02 de julho na Universidade do Algarve.
  • Minho e Sociedade Portuguesa de Segurança e Higiene Ocupacionais, Guimarães.
  • Nunes, C, & Ayala-Nunes, l. (2016). Competências parentais nas famílias de risco psicossocial e sua influência no bem-estar infantil. [Parental competences in families with psychosocial risk and their influence on child wellbeing]. 4th International Congress of Educational Sciences and Development. Santiago de Compostela
  • on Management (IFM) – Global Industries: The role of hospitality and tourism, organizado pela Universidade Aberta, Universidade do Algarve (ESGHT) e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Estoril.
  • Palácios, H., Sant’ana Fernandes, Gonçalves, G., Gonçalves, C. (2016). Ética da gestão como pressuposto subjacente à utilidade da contabilidade, no Forum on Management Global Industries: The Role of Hospitalit y and Tourism, organizado pela Escola Superior de hotelaria e Turismo do Estoril.
  • Palácios, H., Santana Fernandes, J., Gonçalves, C., Gonçalves G., & Sousa, C. (2016). A influência dos dilemas éticos [The influence of ethical dilemmas in the accounting], no Tourism and Management Studies International Conference 2016, organizado pela Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo (UAlg) e o Research Center for Spacial and Organizational Dynamics, Olhão.
  • Pontes, M. I., Gonçalves, G., Santos, J., Sousa, A., & Sousa, C. (2016). Relação do contrato psicológico e da sua violação e rutura com o engagement pela vida e paixão pelo trabalho: Estudo de caso numa Unidade de Saúde, no Forum on Management Global Industries: The Role of Hospitality and Tourism, organizado pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Universidade Aberta e Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (UAlg), Estoril.
  • Rafael, M. G. & Gonçalves, G. (2016). Responsabilidade social na gestão de Recursos Humanos, no II Congresso de Assistentes Sociais da Macaronésia, Associação dos Profissionais de Serviço Social, Delegação da Madeira, Funchal.
  • Rafael, M. G., Santos, J., Orgambídez-Ramos, A., & Gonçalves, G. (2016). Relationship between social responsability, commitment and organizational justice: A study in a higher public education, no International Congresso on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences, Research Centre for Spatial and Organizational Dynamics (CIEO), Faculdade de Economia, Gambelas, Faro.
  • Rocio de Almeida, A. S., Nunes, C., Fuertes, M., Giger, J-C., Mendonça, S. & Silva, L (2016). Perception of adoptive parents about psychosocial process in building families through adoption. 1st international congress on interdisciplinarity in social and human sciences, May 5th-6th 2016, Universidade do Algarve, Faro, Portugal.
  • Simões, M.R., Ferreira, I., Flórido, J., Campos, R.L., Ferreira, R., Videira, V., Perdiz, C., Simões, J., & Almiro, P.A. (2016). Massachusetts Youth Screening Instrument – 2 (MAYSI-2): Portuguese Convergent Validity Studies in Male Juvenile Offenders. Communication presented at 5th EFCAP Congress “Mental health needs of young offenders and victims: Assessment, intervention, and legal issues”, European Association for Forensic Child & Adolescent Psychiatry, Psychology & other involved professions (EFCAP), Porto (Portugal).
  • Simões, M.R., & Almiro, P.A. (2016). Psicopatologia e personalidade: Instrumentos de avaliação. Comunicação apresentada no 1º Encontro da Associação Portuguesa de Psicopatologia “Re-Descobrir a Psicopatologia”, Associação Portuguesa de Psicopatologia (APPSICO) Lisboa (Portugal).
  • Sousa, C., Gonçalves, G., Silva, T., & Santos, J. V. (2016). Propriedades psicométricas da validação Portuguesa da Work Family Guilt Scale e sua relação com o conflito trabalho-família e família-trabalho, no IX Simpósio de Investigação em Psicologia, organizado pela Associação Portuguesa de Psicologia e o Departamento de Psicologia e Ciências da Educação (UAlg), Universidade do Algarve, Gambelas, Faro.
  • Sousa, C., Gonçalves, G., Sousa, A., Silva, T., & Santos, J. (2016). Gestão da interface trabalho-família e efeitos na satisfação com a vida e na paixão com o trabalho, no International Symposium on Occupational Safety and Hygiene, Universidade do Minho e Sociedade Portuguesa de Segurança e Higiene Ocupacionais, Guimarães.
  • Sousa, C., Gonçalves, G., Sousa, A., Silva, T., & Santos, J. (2016). Gestão da interface trabalho-família e efeitos na satisfação com a vida e na paixão com o trabalho, no International Symposium on Occupational Safety and Hygiene, Universidade do Minho e Sociedade Portuguesa de Segurança e Higiene Ocupacionais, Guimarães.

 

2015

  • Ayala-Nunes, L., Pérez Padilla, J., Hidalgo, M.V., Nunes, C., & Menéndez, S. (2015) Risk profiles in Spanish and Portuguese families: Parental role experience and stressful events. 17th European Conference on Developmental Psychology. Braga.
  • Brites, R. (2015). A Saúde Mental em Portugal: Panorama Nacional, III Encontro da UAT – Saúde Mental e Comunidade, Lisboa.
  • Brites, R., Pires, M., Nunes, O., Hipólito, J., Vasconcelos, M.L., & Spitz, E. (2015). Spitz. Health Care Climate, PTSD and its Implications on Mothers’ Attachment to their Baby, EHPS 2015: Principles of Behaviour Change in Health & Illness, Limassol.
  • calidad de vida, PSICAMB, Granada, Espanha.
  • Carmo, C., Martins, A. T., Pires, S., Jacinto, C., & Jiménez-Ros, A. (2015). Inducción de contaminación mental en víctimas de infidelidade. [Induction of mental contamination in victims of infidelity]. Comunicação apresentada em simpósio no IX Congresso de la Associación Española de Psicología Clínica e Psicopatología. Universidad de Valência, Espanha.
  • Fernandes, J., Gonçalves, G., Silva, S., & Bizarro, J. (2015). Perceção do Espaço, comportamentos e intensidade de uso dos espaços exteriores de um campus universitário Português no XIII Congresso de Psicología Ambiental: Avances de la psicología ambiental ante la promoción de la salud, el bienestar y la
  • Figueiredo, S. (2015). As tendências da investigação em linguagem: o caso da língua segunda e as implicações neurobiológicas e educacionais. XXII Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia, Abril, Peniche, Portugal.
  • Figueiredo, S., Alves Correia, T., Sousa, A., Oliveira, P., Marreiros, C., Cruz, V., & Silva, B. (2015). Research in Ethology Science: social, agonistic and parental behaviors. The International Conference on Advances in Economics, Social Science and Human Behaviour Study – ESSHBS 2015, February, Bangkok, Thailand.
  • Figueiredo, S., Alves Martins, M., Silva, C. (2015). Building instruments to understand minds and cognition in european schools – Helping Portuguese immigrant students succeed. The International Conference on Advances in Economics, Social Science and Human Behaviour Study – ESSHBS 2015, February, Bangkok, Thailand.
  • Figueiredo, S., Alves Martins, M., Silva, C. (2015). Exploring SL Writing and SL Sensitivity During Writing Tasks: Poor And Advanced Writing In A Context Of Second Language Other Than English. ICEP 2015: International Conference on Educational Psychology, June, Paris, France.
  • Gonçalves, G. (2015). Conciliar trabalho-família: Políticas laborais amigas da família, integrado no I Encontro LusoHispano: Experiências comparadas dos mecanismos de solução extrajudicial de conflitos laborais em Andaluzia e no Algarve, organizado pelo Centro de Investigação, Espaço e Organizações (UALG), Universidad de Sevilla.
  • Gonçalves, G., Fernandes, J., & Guilherme Mateus, L. (2015). Antropomorfismo e identidade ao lugar do espaço escolar em função da avaliação estética no XIII Congresso de Psicología Ambiental: Avances de la psicología ambiental ante la promoción de la salud, el bienestar y la calidad de vida, PSICAMB, Granada, Espanha.
  • Jiménez-Ros, A., Carmo, C., Jacinto, C., & Martins, A. T. (2015). Inducción de contaminación mental em víctimas de deslealtad. [Induction of mental contamination in victims of disloyalty]. Comunicação apresentada em simpósio no IX Congresso de la Associación Española de Psicología Clínica e Psicopatología. Universidad de Valência, Espanha.
  • Martins, A.T., Carmo, C. Alves, A., & Jiménez-Ros, A. (2015, October). Inducción de contaminación mental en agentes de traición. Symposium presented at the IX Congreso de la Asociación Española de Psicología Clínica e Psicopatología, Valencia, Spain.
  • Martins, C., Silva, J.T., & Jesus, S.N. (2015). O voluntariado e a satisfação com a vida: um estudo exploratório com estudantes universitários. [Volunteering and life satisfaction: an exploratory study with university students.] Comunicação realizada no XIII Colóquio de Psicologia e Educação: Diversidade e Educação.
  • Martins, M. H. (2015). Comunicação intitulada “La Atención al Alumnado com Discapacidad en la Universidad de Algarve”, nas I Jornadas de Educación Inclusiva y Ensenãnza Superior: Retos actuales y Buenas Práticas”, no Salón de Actos – Facultad Ciencias de la Educación, Universidad de Sevilha.
  • Nunes, C., Ayala-Nunes, L., & Macedo, C. (2015) “Psychosocial profile of at-risk families in the Algarve. Challenges for assessment and intervention”. 17th European Conference on Developmental Psychology. Braga (Portugal).
  • Nunes, C., Ayala-Nunes, L., & Silva, L. (2015) “Prácticas educativas parentales, calidad de vida percibida y salud adolescente”. [Parental practices, quality of life and health in adolescents]. VIII International Congress of Clinical Psychology, Granada (Spain).
  • Nunes, C., Bodden, D.H.M., Lemos, I., Lorence, B., & Jiménez, L. (2015). Parenting practices perceived by Portuguese and Dutch adolescents. 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. ISPA. Lisboa.
  • Rebega, O.L., Nunes, C., & Benga, O. (2015) The impact of guilt, victim’s empathic response and identity and repair over moral behaviour during adolescence. 17th European Conference on Developmental Psychology. Braga.

 

2014

  • Anunciação, C., Correia, A., Hipólito, J., Nunes, O., Laneiro, T., Brites, R., & Viçoso, L.. Perturbação de Stresse Pós-Traumático (PSPT) e Coping em Combatentes – estudo comparativo entre ex-combatentes portugueses participantes na guerra e civis,IX Congresso Ibero-americano de Psicologia & II Congresso da OPP, Lisboa.
  • Ávila, M., Brandão, T., Teixeira, J., Coimbra, J., & Matos, P. M. (2014, outubro). Experiencing intimate partner’s breast cancer: Attachment and caregiver burden in men. Comunicação apresentada no 16th World Congress of Psycho-Oncology Psychosocial Academy, Lisboa, Portugal. [Abstract] Psycho-Oncology, 23, S3, 132. Doi: 10.1111/j.1099-1611.2014.3694
  • Borrego-Alés, Y., Orgambidez-Ramos, A., Gonçalves, G., & Santos, J. V. (2014). Engagement y pasión como predictores de la satisfacción profesional, no Simpósio: Saúde em Contexto Organizacional integrado no III Congreso Iberoamericano de Psicología de la Salud, Sevilha, Espanha.
  • Brandão, T., Tavares, R., Schulz, M. S., & Matos, P. M. (2014, outubro). Measuring emotion regulation and emotional expression in women with breast cancer: A systematic review. Comunicação apresentada no 16th World Congress of Psycho-Oncology Psychosocial Academy, Lisboa, Portugal. [Abstract] Psycho-Oncology, 23, S3, 152-153. Doi: 10.1111/j.1099-1611.2014.3694
  • Brites, R., Pires, M., Nunes, O., Hipólito, J., Vasconcelos, M.L., & Spitz, E. (2014) Portuguese validation of the perinatal PTSD questionnaire (PPQ),35th Stress and Anxiety Research Society International Conference, Cluj-Napoca.
  • Carmo, C., & Faísca, L. (2014). O Perfecionismo. [The Perfectionism]. Comunicação apresentada nas 16.as Jornadas de Saúde Mental do Algarve, subordinadas ao tema “Na Saúde e na Doença…”, Carvoeiro.
  • Carmo, C., & Lemos, I. (2014). O Impacto da Saúde Mental na Minha História. [The Impact of Mental Health on My History]. Comunicação apresentada no âmbito da 2.ª edição do Ciclo “Encontros Ciência e Cultura”, organizado pela Câmara Municipal de Faro. Faro.
  • Fernandes, J., Gonçalves, G., Bizarro, J., Silva, S. Medeiros, J. (2014). The relationship between place identity, anthropomorphism and aesthetic value in landscapes of the Portuguese southwestern coast natural park, no International Congress on Landscape Ecology: Understanding Mediterranean Landscapes.
  • Gomes, ,  (2014).  Não  quero  ir  à  escola  …tenho  medo.  Da  inadaptação  ao  bullying.  Comunicação  oral  apresentada  no  Seminário  sobre  Intervenção  e  Prevenção  do  Bullying  na  Universidade  de  Trás  os  Montes  e  Alto  Douro.  Vila  Real,  Portugal.
  • Gomes, ,  (2014).  Study  of  the  relationship  between  sleep  quality  and  bullying  behaviors  in  school  age  children.  Oral  communication  session  at  the  2nd  IPLeiria  International  Health  Congress:  Challenges  &  Innovation  in  Health.  Leiria,  Portugal.
  • Gomes, ,  Filipe,  A.,  (2014).  Good  citizen  with  ingenuity  an  education  –prevention  and  intervention  in  response  to  bullying  at  school.  Oral  communication  session  at  the  2nd  IPLeiria  International  Health  Congress:  Challenges  &  Innovation  in  Health.  Leiria,  Portugal.
  • Gonçalves, G., Santos, J. V., Orgambidez-Ramos, A., & Borrego-Alés, Y. (2014). Conflito trabalho-família e família-trabalho: Estado da arte, no Simpósio: Saúde em Contexto Organizacional integrado no III Congreso Iberoamericano de Psicología de la Salud, Sevilha, Espanha, November, 14 – 16.
  • Gonçalves, T.; Borges, M. L. & Martins, M. H. (2014). Students with special educational needs in Higher Education -Reflections around Inclusion, Congresso Internacional “Embracing Inclusive Approaches”, Universidade do Minho.
  • Laneiro, T., Hipólito, J., Nunes, O., Brites, R., Correia, A., & Anunciação, C. (2014) Perturbação de Stress Pós-Traumático, estratégias de coping e estima de si em combatentes e prisioneiros de guerra: um estudo comparativo,Ias Jornadas da Liga dos Combatentes sobre Perturbação de Stresse Pós-Traumático de Guerra e Apoio Médico, Psicológico e Social, Lisboa.
  • Martins, M. H., Borges, M. L.; Gonçalves, T.; Fonseca, H. & Baptista, A. V. (2014). ESTUDANTES COM MOBILIDADE REDUZIDA NO Ensino Superior: TESTEMUNHOS NA PRIMEIRA PESSOA! XII CONGRESSO DA SPCE; 01/2014.
  • Monteiro, M.J. & Nunes, C. (2014). Competências sociais e qualidade de vida percebida em adolescentes em risco de abandono escolar. Comunicação oral apresentada no Congreso Internacional Infancia en Contextos de Riesgo”. 22 Novembro, Huelva, Espanha.
  • Nature, The Landscape Research Society (PAD), Antalya, Turquia, October, 23-25
  • Nunes, C. (2014). Famílias em risco psicossocial: Desafios para a avaliação e intervenção. [Families at psychossocial riskChallenges for assessment and intervention]. V International Congress of Child and Adolescent Psychology, Lisbon.
  • Nunes, C. & Ayala-Nunes, L. (2014). Prácticas parentales y calidad de vida percibida en adolescentes portugueses. [Parenting practices and quality of life in portuguese adolescents] II International Congress of Educational Sciences and Development, Granada (Spain).
  • Nunes, C., Ayala-Nunes, L. & Macedo, C. (2014). Acontecimentos de vida estressantes nas famílias em risco psicossocial do Algarve. Comunicação apresentada no simpósio coordenado por Susana Menéndez (Univ. Huelva) “Instrumentos para la evaluación psicossocial de familias en situación de riesgo” no IX Congresso Ibero-Americano de Psicologia, Lisboa.
  • Nunes, C., Ayala-Nunes, L. & Macedo, C. (2014). Características e necessidades de apoio das famílias com menores em risco psicossocial no Algarve. [Characteristics and support needs of families with children in psychosocial risk in the Algarve] IX Iberoamerican Congress of Psychology, Lisbon.
  • Orgambidez-Ramos, A., Borrego-Alés, Y., Gonçalves, G., & Santos, J. V. (2014). ¿Injusticia y obsesión? Hacia un modelo de predicción del malestar psicológico en las organizaciones, no Simpósio: Saúde em Contexto Organizacional integrado no III Congreso Iberoamericano de Psicología de la Salud, Sevilha, Espanha.
  • Ramos, E. & Nunes, C. (2014). Competências parentais percebidas e bem-estar infantil em famílias em risco psicosocial. Comunicação oral apresentada no Congresso Internacional infancia en Contextos de Riesgo, Huelva, Espanha.
  • Santos, J., Gonçalves, G., Orgambídez-Ramos, A., & Borrego-Alés, Y. (2014). Cultura Organizacional e Suporte Organizacional: Antecedentes da Satisfação Profissional, no III Congresso Ibero-Americano de Psicologia da Saúde, Sevilha.
  • Silva, L, Nunes, C. & Almeida, S. (2014). Conceções sobre a parentalidade e desenvolvimento de crianças adotadas. Comunicação oral apresentada no IX Congresso Ibero-Americano de Psicologia, Lisboa, Universidade do Algarve, Faro.